Resumo: Esse trabalho é resultado de um curso de Formação Continuada “O Diário do Céu – Introdução à Astronomia para professores da Educação Básica, desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp – Bauru) em parceria com a Università La Sapienza (Roma), tendo como público docentes da Secretaria Municipal da Educação de Bauru –SP e da Secretaria Estadual da Educação, Diretoria Regional de Bauru, estado de São Paulo, realizado em 2017, através de dez encontros realizados de março até dezembro. Os principais objetivos do curso foi analisar as dificuldades dos docentes para ensinar conteúdos de Astronomia e avaliar a interferência do curso em suas práticas docentes visando fornecer subsídios que possibilitem suprir a falta de conteúdos relacionados com Astronomia em suas formações iniciais. A coleta de dados se deu por questionários, filmagens, entrevistas semiestruturadas e por transcrição dos grupos focais, analisada através das técnicas de Análise do Discuros (AD), de linha francesa, proposta e introduzida no Brasil pela autora Eni Orlandi. Os resultados obtidos são abrangentes em número de professores, escolas e alunos participantes e principalmente confirmam a importância dos cursos de formação continuada para professores, principalmente de Astronomia, uma vez que os docentes que atuam na Área, na maioria das vezes, não tiveram a essa disciplina em sua formação. Palavras-chave: Docentes; Formação continuada; Astronomia.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
“O DIÁRIO DO CÉU” – INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA – ETAPA II – 2017
Cleberson José Cavalcanti¹, Roberto Nardi²
¹Universidade Estadual Paulista – Bauru, cleberson.cavalcanti@fc.unesp.br
²Universidade Estadual Paulista – Bauru, nardi@fc.unesp.br