Resumo: Este artigo tem como objetivo central analisar que “Astronomia” é abordada nos documentos oficiais da Educação Básica e como é trabalhada nos livros didáticos de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental aprovados pelo PNLD 2017. A pesquisa é de natureza qualitativa e realizada em dois momentos: o primeiro por meio da análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais, das Diretrizes do Estado do Paraná e da Base Nacional Curricular Comum; o segundo ao averiguar a Astronomia presente nos livros didáticos de Ciências. Como resultado, observa-se que, de modo geral, as coleções não atendem satisfatoriamente os tópicos propostos nos documentos oficiais da Educação Básica e indicam uma necessária reestruturação dos livros didáticos de Ciências no que tange os assuntos relacionados a Astronomia para atender a Base Nacional Curricular Comum. Palavras-chave: Livros didáticos de Ciências; PCN; BNCC; Astronomia.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
A ASTRONOMIA E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: UMA COMPARAÇÃO COM OS DOCUMENTOS OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alessandra Daniela Buffon¹, Marcos Cesar Danhoni Neves², Ricardo Francisco Pereira³
¹Universidade Estadual de Maringá / PCM, alessandradbuffon@gmail.com
²Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Física / PCM, macedane@yahoo.com
³Universidade Estadual de Maringá / Departamento de Física, ricardoastronomo@gmail.com