V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

PLANETÁRIO INCLINADO: OBJETO DEAPRENDIZAGEM
PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Anderson Giovani Trogello1, Janer Vilaça2, Rodolfo Langhi3
1 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, trogello@hotmail.com
2 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, janer@pti.org.br
3 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Departamento de física, rlanghi@fc.unesp.br

Resumo: O presente texto faz referência à uma proposta de construção de objeto de aprendizagem para o ensino de conceitos astronômicos. Este objeto é baseado nos planetários utilizados nas escolas, entretanto traz uma perspectiva diferente de trabalho dos conceitos astronômicos. Neste objeto, há um sistema de iluminação central representando o Sol. Ao redor deste, há plano inclinado (aproximadamente 23,5º) confeccionado em MDF 3mm, que representa a trajetória da Terra entorno do Sol. A terra por sua vez é confeccionada com bola de isopor de 50mm de diâmetro. A qual está perpendicular a base e não inclinada como é encontrado nos planetários atuais. A compensação desta inclinação se dá pela inclinação da trajetória. Tal mecanismo é uma proposta de ferramenta para o ensino de astronomia que pode ser utilizada para trabalhar conceitos como Estações Climáticas; Revolução; Rotação e incidência da iluminação solar em nosso planeta.

Palavras-chave: Modelo Didático; Ensino de Astronomia; Planetário.

Trabalho Completo