Resumo: Este trabalho trata de uma intervenção pedagógica em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental, tendo como referencial a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica que defende um ensino que promova a integração, superando o caráter fragmentado das diferentes ciências. Visando motivar os estudantes e, ao mesmo tempo, introduzir o Ensino da Astronomia de forma integrada com o Ensino da Química e da Física, propomos uma abordagem do conteúdo através de uma sequência didática utilizando o método ativo da Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL) de Larry K. Michaelsen, onde os alunos irão ser apresentados a cinco jogos educativos: o primeiro intitulado de Jogo das Revoluções aborda o conteúdo da História da Astronomia e busca mostrar ao aluno como ocorreu a evolução dessa ciência através da filosofia de Thomas S. Khun; no segundo jogo intitulado Guerra nas Estrelas os alunos, através de cartas, irão comparar características de estrelas como a sua magnitude, massa, raio, luminosidade, temperatura e distância da Terra; o terceiro jogo intitulado A Conquista do Espaço, aborda o conteúdo sobre a origem dos elementos químicos, onde os alunos, usando como tabuleiro uma tabela periódica astronômica, irão conquistar os elementos químicos oriundos de um mesmo tipo de processo de nucleossíntese; o quarto jogo intitulado 1 contra 5, aborda os conteúdos sobre luz, ondas, cor, elementos químicos e espectroscopia, onde os alunos em suas equipes irão responder perguntas de cada uma das 5 equipes adversárias; no quinto jogo intitulado Detetive dos Elementos Químicos os alunos através de uma carta com pistas, deverão descobrir de qual elemento químico se trata e localizá-lo na posição correta da tabela periódica de espectros. Os resultados obtidos serão expostos a fim de servir de apoio e inspiração aos demais professores do Ensino Fundamental. Palavras-chave: Ensino da Astronomia; Ensino de Ciências; Jogos educativos. Aprendizagem Baseada em Equipes.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
O ENSINO DE ASTRONOMIA ATRAVÉS DE JOGOS E DA APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES
Sharon Geneviéve Araujo Guedes¹, Guilherme Frederico Marranghello²
¹Universidade Federal do Pampa/Mestrado Profissional em Ensino de Ciências/ Escola Municipal de Ensino Fundamental Pérola Gonçalves, sharon.guedes@gmail.com
²Universidade Federal do Pampa/Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, guilherme.marranghello@unipampa.edu.br