V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

JOGOS DIGITAIS: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA

Edson Ribeiro de Britto de Almeida Junior¹, Camila Muniz de Oliveira²
¹Universidade Estadual de Maringá, erbaj13@gmail.com
²Universidade Estadual de Maringá, camila_muniz98outlook.com

Resumo: O uso de tecnologias para o ensino e a aprendizagem de conceitos físicos vem se tornando cada vez mais comum nos dias atuais. Entre as várias possibilidades de uso de recursos digitais para ensino de Astronomia, optamos em investigar a utilização de jogos digitais, por se acreditar que estes valorizam a interação dos estudantes com o processo de construção do conhecimento científico, permitindo que testem seus conhecimentos prévios com os novos conceitos estudados. Entretanto, sabemos que simplesmente interagir com um recurso digital, não garante que o estudante desenvolva subsídios conceituais suficientes para a aprendizagem do objetivo instrucional. Levando isso em consideração, esta pesquisa busca ampliar a compreensão sobre os trabalhos que tratam do uso de jogos digitais para o ensino e a aprendizagem de conceitos inerentes à Astronomia e características presentes nesses jogos que podem favorecer o aprendizado conceitual neste campo do conhecimento. Para isso, fizemos um levantamento bibliográfico, no portal de periódicos da CAPES e no indexador Google Scholar, dos trabalhos que versam sobre o ensino de Astronomia por meio de jogos digitais, publicados no período de 2010 até 2017. Os resultados apresentam indícios de que os jogos digitais podem auxiliar o processo de popularização e divulgação da Astronomia, tendo em vista que a sua própria utilização, pelos smartphone dos estudantes, não necessita de telescópios e outros instrumentos superequipados. Além disso, desde que sejam programados de modo a organizar situações de ensino que possibilitem ao aluno tomar consciência do significado do conhecimento a ser construído, podem ser auxiliadores no processo de ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Jogos Digitais; Astronomia; Nativos Digitais.

Trabalho Completo