V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

EXISTE VIDA FORA DA TERRA? UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO UTILIZANDO O TEMA EXOPLANETAS

Telma de Fátima Clarita Carvalho¹, André Lucas Maia², Aline Tiara Mota³
¹IFRJ/Campus Volta Redonda, telmaclarita@gmail.com
²FRJ/Campus Volta Redonda, andrelucasvr@gmail.com
³IFRJ/Campus Volta Redonda, aline.mota@ifrj.edu.br

Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de unidade de ensino sobre “exoplanetas”. Partindo do questionamento sobre a existência de vida em outros planetas, pretendemos discutir sobre os conceitos envolvidos na compreensão deste tema. Por se tratar de uma curiosidade bastante presente entre os estudantes e pessoas em geral, a possibilidade de vida fora da Terra traz a oportunidade de refletirmos sobre as condições necessárias para que a mesma seja comprovada cientificamente. As ideias do senso comum e as noções, muitas vezes fantasiosas e baseadas em obras de ficção cuja preocupação de transmitir uma informação cientificamente correta muitas vezes não está presente, contribuem para o aumento das especulações, para a propagação de uma pseudociência e de falsas conclusões a respeito do que é cientificamente evidenciado. Dessa forma, o texto traz uma descrição sobre a descoberta dos exoplanetas e como são detectados, além da proposta de unidade de ensino norteado pela discussão sobre a vida em outros planetas.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Exoplanetas; Proposta de Ensino.

Trabalho Completo