V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES E JOGOS
PEDAGÓGICOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
DO SISTEMA SOLAR

Cristiane Machado da Costa¹, Guilherme Frederico Marranghello²
¹Universidade Federal do Pampa/ Mestrado Profissional em Ensino de
ciências/cmdccosta@gmail.com
²Universidade Federal do Pampa/ Mestrado Profissional em Ensino de
ciências/guilherme.marranghello@unipampa.edu.br

Resumo: Este trabalho trata de um projeto de pesquisa do tipo intervenção pedagógica, baseado em uma sequência didática que busca introduzir jogos pedagógicos como ferramenta para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de Astronomia, com ênfase no Sistema Solar, baseando-se no método ativo de Aprendizagem Baseada em Equipes (do inglês Team Based Learning, TBL). A intervenção pedagógica está sendo realizada em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da cidade de Bagé, Rio Grande do Sul, com alunos do sexto ano do ensino fundamental. O primeiro jogo consiste em um tabuleiro onde os alunos percorrerão uma trilha recebendo informações sobre a história da Astronomia, com o objetivo de motivar a aprendizagem e introduzir os jogos como um recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem. O segundo jogo, será de perguntas e respostas, proporcionando a experientação de realizar trabalho em equipes durante as aulas de ciências, planejadas para o Ensino de Astronomia, onde serão trabalhados conceitos básicos de Astronomia. Por fim, o terceiro consiste em um jogo de tabuleiro, objetivando verificar os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de implementação da sequência didática baseada no TBL, sobre a estrutura e características do Sistema Solar. A fim de verificar a eficácia da proposta, as atividades desenvolvidas serão analisadas de forma qualitativa e quantitativa.

Palavras-chave: Astronomia; Sistema Solar; Jogos; Aprendizagem Baseada em Equipes.

Trabalho Completo