V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ANÁLISE CRÍTICA SOBRE O “PLANETÁRIO ESCOLAR”

Rodolfo Langhi1, Rodolfo Fortunato de Oliveira2
¹Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Bauru/Faculdade de Ciências/Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, rlanghi@fc.unesp.br
²Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Bauru/Faculdade de Ciências/Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, rodolfo_fortunato@yahoo.com.br

Resumo: O presente trabalho buscou analisar o material conhecido por “planetário”, comercializado como ferramenta de ensino para as escolas, com o objetivo de tornar mais didático o ensino do conteúdo de astronomia. O material constitui uma representação do sistema solar, em que estão em destaque o Sol (uma lâmpada), o planeta Terra e a Lua. Em sua base encontramos os demais planetas do sistema solar, as estações do ano, as fases da lua e algumas constelações. Porém, ao realizar uma análise crítica sobre o mesmo, percebemos que ele contém diversos erros conceituais que provocam a construção de concepções alternativas. Alguns erros que apontamos são: a) os três astros deste modelo não estão na mesma escala de diâmetro; b) o Sol, a Terra e a Lua não estão posicionados corretamente na escala de suas distâncias; c) os desenhos das órbitas de cada planeta estão errados, pois não são circulares e não estão a estas distâncias do Sol; d) os tamanhos dos planetas desenhados na base também estão incorretos e fora de escala; e) as posições em que cada planeta se encontra em suas órbitas estão fixas, embora estes deveriam também girar em torno do Sol, assim como o globo terrestre da maquete pretende simula; e outros. Deste modo, este material acaba por prejudicar a aprendizagem dos alunos, permitindo que estes criem concepções equivocadas sobre a temática. Ressaltamos a importância do professor em pesquisar e estudar o material antes de ser trabalhado com os alunos, para que não haja a construção de concepções errôneas

Palavras-chave: Planetário escolar; Recurso Didático; Erros conceituais em astronomia; Ensino de Astronomia.

Trabalho Completo