Resumo: O Ensino de Astronomia encontra respaldo nas Diretrizes Curriculares da Educação, no entanto raramente é ensinada adequadamente na educação básica. A Educação em Astronomia nos anos finais do Ensino Fundamental possui algumas peculiaridades. Uma delas diz respeito ao fato de contar com um professor formado em Ciências Biológicas, que na maioria das vezes, não contempla uma disciplina específica de Ensino de Astronomia. A problemática que direcionou este trabalho conduz ao seguinte questionamento: Como os conteúdos de Astronomia propostos para os anos finais do ensino fundamental, presentes nos livros didáticos estão sendo apresentados e discutidos pelos mesmos? Em busca de possíveis respostas para tal problemática, objetivou-se investigar seis coleções de Livros Didáticos (Coleção: Araribá Plus Ciências; Projeto Telaris; Ciências Naturais – aprendendo com o cotidiano; Companhia das Ciências; Coleção de Ciências da Editora Ática) aprovados no último PNLD (2017) com relação a forma de apresentação do conteúdo. A presente investigação adotou a metodologia qualitativa. Os instrumentos para a constituição dos dados foram: pesquisas exploratórias nos livros didáticos. Nossos dados evidenciam que ainda existem informações imprecisas e/ou desatualizadas, além de algumas inadequações de caráter conceitual, mas apontam ainda para uma melhora significativa na adequação das imagens aos conceitos abordados nos livros, deixando claro que apesar de alguns problemas a qualidade do material vem numa melhora crescente desde a primeira edição do PNLD de 1999. Palavras-chave: Educação em Astronomia; Livro Didático; Conteúdos.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
A ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS
DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTALAline Alves de Oliveira1, Polonia Altoé Fusinato2, Michel Corci Batista3
¹ UEM / PCM, alline_alvesuem@hotmail.com
² UEM / PCM, altoepoly@gmail.com
³ UTFPR / PPGEF, michel@utfpr.edu.br