Resumo: Esta atividade interdisciplinar teve o seguinte questionamento: como a observação de fenômenos naturais pode ser vivenciada na aprendizagem do estudante? Para responder a este questionamento, foram realizadas no Instituto Imbassai, oficinas de Exercício da Cidadania, no intuito de desenvolver a conscientização para a utilização dos recursos naturais. Neste estudo foi empregado a observação do movimento aparente do Sol e o aproveitamento de sua energia fornecida para o aquecimento de forma controlada de alimentos. Das fontes de energia renováveis, a proveniente do Sol, é a mais abundante. A sua utilização pode ser realizada através de tecnologias simples com baixo custo, como o fogão solar tipo “CAIXA QUENTE”, construído com materiais reciclados. O seu uso viabiliza a construção do conhecimento através da observação de fenômenos astronômicos que se encontra presente no cotidiano do estudante, tendo o céu como laboratório. Utilizamos uma Oficina de cheiros e texturas com diversos alimentos típicos da região, visto que havia jovens que trabalhavam com gastronomia. Essa experiência serviu para a produção e escolha dos textos para o fogão literário. Na segunda oficina, foi abordado o Sol como objeto astronômico e sua geração de energia, além de seus estágios evolutivos através de vídeo sobre os principais movimentos da Terra em: youtube.com. Na terceira oficina aconteceu a observação de filme com modelos e métodos de montagem do fogão Solar. Por último a construção do fogão (literário) solar tipo caixa. O trabalho demonstrou que a utilização da energia solar, por meio do fogão do tipo caixa para o cozimento foi bastante atrativo para os estudantes e resultou em algumas aprendizagens de conteúdos diversos, tais como: movimento aparente do Sol, principais movimentos da Terra, Orientação/Localização e leitura de textos referentes a conceitos básicos de Astronomia. Os aspectos literários foram relevantes ao propiciarem interesses nos conhecimentos astronômicos, incentivando também a leitura e a escrita, comprovados pelos textos produzidos pelos estudantes do Projeto Jovem aprendiz. Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Fogão Solar; Astronomia; Literatura.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
COZINHANDO COM FOGÃO(LITERÁRIO) SOLAR DO TIPO CAIXA
Iraney Gonçalves Garcia¹, Jorge Luis da Costa Lopes 2
1Professora Especialista em Metodologia do Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação/UNEB. Colégio Estadual Alaor Coutinho – Praia do Forte/BA e Facilitadora do Programa Jovem Aprendiz no Instituto Imbassai. e-mail : iraney.garcia@gmail.com
2Professor Especialista em Doc. Do Ens. Superior e Esp. Em EJA. e Mestre em Ensino de Astronomia/UEFS – Lic. em Matemática. Colégio Estadual Alaor Coutinho – Praia do Forte/BA e-mail: jorgeluislopes@Hotmail.com