V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A BUSCA POR INDÍCIOS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DO USO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA EM SALA DE AULA E BLOG DE ASTRONOMIA

Fábio Augusto Spina¹, Noemi Sutil², Marcos Antonio Florczak³
¹ Mestre em Ensino de Ciências, Curitiba – PR / facaaqui@yahoo.com.br
² Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR / Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – FCET / noemisutil@utfpr.edu.br
³ Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR / Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – FCET / florczak@utfpr.edu.br

Resumo: Apresenta-se resultados de pesquisa cujo intuito foi analisar o processo de apropriação da linguagem científica por parte de estudantes do Ensino Fundamental ao longo de aulas de Astronomia (ministradas às turmas do 5º ano) e de Física (ministradas às turmas do 9º ano), articuladas ao blog “Olhando para o Céu”. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e são constituídos pelos registros realizados por estudantes, professores e outros participantes do referido blog de astronomia, e por atividades realizadas pelos discentes em sala de aula. Para tanto, foram organizados em dois conjuntos: o primeiro refere-se aos alunos no 5º ano entre os anos de 2011 a 2013; o segundo refere-se aos mesmos estudantes já no 9º ano, entre 2015 a 2017. O trabalho possibilitou avaliar as contribuições e limitações referentes à utilização da tecnologia de blogs como meio de complemento pedagógico e para fomentar a apropriação da linguagem científica, e consequente auxílio na compreensão de conteúdos relacionados à Astronomia e Ciências Naturais. Esta análise fundamenta-se nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Significativa, de David Ausubel e colaboradores, e no conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal da Teoria de Aprendizagem de Lev Vygotsky. Entre os resultados obtidos destaca-se que o uso compartilhado das tecnologias de informação e comunicação (TIC) fomentou a curiosidade e interação entre os participantes, fato este que pode ter contribuído para o aprimoramento do uso da linguagem e da apropriação de conceitos científicos por parte dos estudantes. Espera-se que o enfoque destinado aos blogs relatado neste trabalho atue como uma proposta significativa para a apropriação da linguagem científica em outras realidades e níveis de ensino, e que estimule a aprendizagem continuada e colaborativa de seus participantes.

Palavras-chave: Aprendizagem Significativa; Zona de Desenvolvimento Proximal; Linguagem Científica; Blog.

Trabalho Completo