Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar a produção e fomentar a reflexão sobre a presença feminina na autoria de teses e dissertações a partir da lista de publicações organizada e mantida no Banco de Teses e Dissertações sobre Educação em Astronomia (BTDEA). Com apoio de literatura relacionada ao Estado da Arte foi analisada e organizada a autoria de acordo com o gênero (feminino e masculino), de 1973 a 2016. A partir desse levantamento vários elementos emergem, refletindo sobre trabalhos produzidos e questões de gênero implicadas na constituição da área de pesquisa sobre Educação em Astronomia. Apesar das publicações estarem relacionadas à área da educação, os dados encontrados acompanham tendências de outras pesquisas sobre participação feminina na Astronomia e na Física. Palavras-chave: Estado da Arte; Gênero; Educação em Astronomia, mulheres na Ciência; Teses e dissertações.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
A PRESENÇA FEMININA NA AUTORIA DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon¹, Paulo Sergio Bretones²
¹ UNICAMP/Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática PECIM, paulacsgsimon@yahoo.com.br
² UFSCar/Departamento de Metodologia de Ensino, bretones@ufscar.br