V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: O QUE MARCOU A MEMÓRIA DOS ESTUDANTES?

Fernando Roberto da Costa Linhares¹ , Silvania Sousa do Nascimento²
¹ UFMG/FAE, flinharesfisica@gmail.com
² UFMG/FAE, silnascimento@ufmg.br

Resumo: Este trabalho visa identificar as memórias e lembranças de um grupo de estudantes que participaram de uma visita escolar em um observatório astronômico, localizado em Minas Gerais. Tais visitas ocorreram dentro de um período que varia entre 10 e 20 anos atrás, tendo sido necessário recorrer às memórias de longo prazo dos visitantes. Levou-se em consideração o pressuposto de que aquilo que resiste ao tempo nas memórias de um indivíduo, provavelmente tenha sido significativo para ele. O estudo parte da análise de conteúdo de 90 questionários respondidos pelos estudantes, por meio eletrônico, cujas perguntas versavam sobre memórias e lembranças gerais e específicas acerca da visita na qual eles participaram à época em que eram estudantes. Dessa forma, buscou-se compreender se o observatório astronômico constitui um efetivo espaço educativo, tendo em vista suas características e peculiaridades, e se ele cumpre o seu objetivo, a partir do ponto de vista dos visitantes escolares. O estudo se insere dentro dos campos da educação nãoformal de astronomia, e envolve a temática da memória, lembrança e da emoção, cujas reflexões são muito escassas em pesquisas na área da educação. A presença da dimensão temporal, igualmente escassa na literatura, justifica a importância desse estudo, cujos resultados podem apontar estratégias de ação que contribuam para o planejamento de visitas escolares a observatórios astronômicos e outros espaços de aprendizagem, a partir da compreensão das memórias, emoções e opiniões dos sujeitos participantes.

Palavras-chave: visitas escolares; observatórios astronômicos; memórias; emoções.

Trabalho Completo