V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS ENQUANTO METODOLOGIA PARA A ELABORAÇÃO DE UMA SESSÃO DE PLANETÁRIO

Rodolfo Langhi¹, Fabiana Andrade de Oliveira², Sioneia Rodrigues da Silva³
¹ Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e do Departamento de Física, UNESP, campus Bauru, rlanghi@fc.unesp.br
² Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Programa de Bolsa do PTI – C&T+I/FPTI-BR, anafabi.ufms@gmail.com
³ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, sioneway@gmail.com

Resumo: Apresentamos a estruturação de uma sessão de planetário intitulada “H2O” seguindo os princípios da metodologia dos Três Momentos Pedagógicos, dentro dos limites de suas possíveis aproximações aplicáveis ao ambiente não formal de ensino de um planetário. Como situação problematizadora real, escolheu-se a temática do uso consciente da água, a partir da seguinte questão: como a interdisciplinaridade da Astronomia em um ambiente não formal de ensino pode potencializar a responsabilidade social quanto ao uso da água? A partir desta problemática, a sessão passou a ser estruturada com a etapa da organização do conhecimento, quando se estudou sistematicamente fontes bibliográficas selecionadas para a compreensão da problematização inicial, passando por revisões de profissionais. Na última etapa, o conteúdo estudado foi aplicado na produção e gravação da sessão e de um material didático acompanhante. Além do caráter de divulgação, a sessão aplica-se em contextos da educação formal e da pesquisa acadêmica sobre Educação em Astronomia.

Palavras-chave: educação não formal, educação em Astronomia, três momentos pedagógicos, sessão de planetário.

Trabalho Completo