Resumo: A Astronomia, na Educação Básica, é defendida como uma ciência interdisciplinar. Porém, em diversos estudos, percebe-se a falta desta interdisciplinaridade no âmbito escolar, bem como de relações Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Além disso, as temáticas de Astronomia, quando presentes em sala de aula, são focadas apenas no Sistema Solar e em conteúdos da disciplina de Física. Com base nisso, o presente trabalho apresenta, de forma qualitativa, a análise de uma sequência didática interdisciplinar para o Ensino Médio, frente a parâmetros de Alfabetização Científica e Tecnológica propostos por Shen (1975) e Bocheco (2011). O planejamento de oito aulas envolvendo a discussão acerca das viagens tripuladas à Marte ocorreu no contexto de um curso de pós-graduação e aborda conteúdos de filosofia, história, química e biologia. Pode-se perceber nas aulas propostas potencialidades para a promoção de Alfabetização Científica Prática, Cívica, Cultural e Profissional (SHEN, 1975; BOCHECO, 2011) e Alfabetização Tecnológica Prática, Cívica e Cultural (BOCHECO, 2011). Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Interdisciplinaridade; Alfabetização Científica; Alfabetização Tecnológica.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
POTENCIALIDADES PARA A PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA A PARTIR DE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO
Giselle Henequin Siemsen¹, Leonir Lorenzetti²
¹ Universidade Federal do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, gisellehsiemsen@gmail.com
² Universidade Federal do Paraná/Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática, leonirlorenzetti22@gmail.com