V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ENSINO DE ASTRONOMIA COM OBJETOS DE APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Rodolfo Fortunato de Oliveira¹, Thaís Cristina Rodrigues Tezani², Rodolfo Langhi³
¹ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Bauru/Faculdade de Ciências/Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, rodolfo_fortunato@yahoo.com.br
² Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP – Bauru/Faculdade de Ciências/Departamento de Educação, thaistezani@yahoo.com.br
³ Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Bauru/Faculdade de Ciências/Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, rlanghi@fc.unesp.br

Resumo: Por meio de observações durante a prática docente nas aulas de ciências do ensino fundamental de uma escola pública municipal, ficou evidente que os alunos quando ingressam no sexto ano do ensino fundamental, ao trabalharem com o assunto de astronomia, baseiam-se em explicações do senso comum. Esse assunto pertence ao currículo oficial para o quarto ano do ensino fundamental e, portanto, os alunos deveriam ter conhecimento científico sobre o tema. Assim, o objetivo geral da pesquisa que se desdobra nesse trabalho foi investigar como é trabalhado o conteúdo de astronomia com os alunos do quarto ano do ensino fundamental, em especial o conceito de dia e noite, e avaliar o uso de objetos de aprendizagem como metodologia. As etapas do trabalho foram: 1) estudos teóricos; 2) levantamento de concepções prévias dos alunos sobre a temática (pré-teste); 3) construção de uma sequência didática sobre o tema com o uso de objetos de aprendizagem; 4) levantamento dos conceitos dos alunos sobre a temática após a aplicação da sequência didática (pós-teste); 5) descrição e categorização dos dados; 6) análise e interpretação dos resultados. Pelos resultados obtidos, o uso de objetos de aprendizagem foi uma ferramenta relevante no processo de aprendizagem e contribuiu na construção do conhecimento científico dos alunos.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem. Ensino de Astronomia. Prática Pedagógica. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Trabalho Completo