Resumo: O presente trabalho objetiva apresentar os modelos mentais sobre estrelas elaborados por estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública antes e após a leitura de um livro infantil elaborado por autores com formação na área de Astronomia a fim de se minimizar os erros conceituais e as concepções alternativas. Também se pretendeu constatar como os Modelos Mentais sobre Estrelas elaborados pelos estudantes foram modificados ou não a partir da leitura do livro infantil “Vida de Estrela”, publicado pela EDUEL. A metodologia utilizada foi a representação pictórica a priori e a posteriori, roda de conversa e registro escrito pelos estudantes. Os resultados apontam que o livro literário pode subsidiar o ensino da Astronomia, mas não representa a única fonte de exploração para os docentes, pois a percepção dos astros em razão da distância dificulta o entendimento. Percebemos que a maioria dos estudantes trouxe concepções oriundas das influências sensoriais e sociais. Nos desenhos realizados a priori identificou-se a presença de quatro modelos mentais sobre estrelas que reapareceram num momento pós-leitura. Palavras-chave: Estrelas; Literatura infantil; Modelos Mentais.
V SNEA – Atas
V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
MODELOS MENTAIS SOBRE ESTRELAS ELABORADOS POR ESTUDANTES DO 7º ANO DOENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR LITERATURA INFANTIL
Elizandra Freitas Moraes Borges¹, Paulo Henrique de Azevedo Sobreira², José Pedro Machado Ribeiro³
¹ Universidade Federal de Goiás/PPGECM, moraeseliz@gmail.com
² Universidade Federal de Goiás/ IESA/Planetário, sobreiracosmografia@yahoo.com.br
³ Universidade Federal de Goiás / IME, zepedroufg@gmail.com