ONLINE

XLIV Reunião Anual da

Sociedade Astronômica Brasileira

13 a 17 de Setembro de 2021

Instrução para apresentações no formato de Comunicação Oral Curta (Apresentação Oral) e Poster

  1. Comunicações Orais Curtas (Apresentações Orais)

 

Antes do Evento

  1. Prepare sua apresentação oral (slides e o que será dito) em inglês ou português. A SAB incentiva que os(as) apresentadore(as) aproveitem a oportunidade para desenvolver fluência na língua inglesa, mas a decisão é individual.
  1. Considere que a apresentação terá 15 minutos, seguida de mais 5 min para perguntas, em sessões paralelas organizadas por área temática. Sugerimos que os slides sejam numerados para facilitar a formulação de questionamentos.
  1. Salve a apresentação no equipamento em que realizará a apresentação. Os(as) apresentadores(as) serão os responsáveis para realizar a passagem dos slides.
  1. Verifique se você possui o aplicativo Zoom instalado em seu equipamento. Para download: https://zoom.us/download.
  1. Se possível, registre seu nome, sobrenome e sigla da instituição a qual pertence no nome de usuário no aplicativo Zoom.
  1. Certifique-se que sua conexão à internet é estável e seu sistema headphone/áudio/voz está em ordem.

No dia da Apresentação

[O programa final do evento, sessão temática, dia e hora de cada apresentação, será divulgado na segunda quinzena de agosto].

  1. Entre no sistema EventWEB com pelo menos 15 minutos de antecedência de sua apresentação. Endereço, login e senha de acesso serão encaminhados por e-mail cadastrado no portal da SAB. Caso estas informações não sejam enviadas até o dia de 18 agosto, entre em contato via secsab@sab-astro.org.br.
  2. Vá para a área do apresentador e em “Minhas apresentações” clique em “Entrar na sala de apresentações”.
  3. Quando determinado pelo chair da sessão, compartilhe sua apresentação (ppt, pdf, etc).
  4. Faça sua palestra ao vivo e, ao terminar, fique à disposição para esclarecer eventuais dúvidas dos participantes / membros da comissão de premiação.
  5. O chair da sessão lerá as perguntas enviadas por meio do chat.
  1. Instrução para Apresentações E-Pôster

Antes do Evento

  1. Prepare sua apresentação de e-pôster (slides e o que será dito) em inglês ou português. A SAB incentiva que os(as) apresentadore(as) aproveitem a oportunidade para desenvolver fluência na língua inglesa, mas a decisão é individual.
  2. Use um tamanho típico de 90 x 120 cm (largura x altura) para o pôster, no formato portrait, e salve em pdf. O arquivo não pode exceder 30 MB. (Note que quanto maior o tamanho do arquivo, melhor a qualidade da apresentação. Ao mesmo tempo, arquivos maiores podem dificultar o acompanhamento por parte do público, bem como o download do e-poster.)
  3. Grave um áudio com até 5 minutos de duração com uma breve explicação do pôster em inglês ou português. Salve o áudio em um dos formatos: mp3 ou wmv ou m4a.
  4. Entre no sistema EventWEB no período entre 20 e 30 de agosto. Vá para a área do apresentador e no título do seu e-pôster. Endereço, login e senha de acesso serão encaminhados por e-mail cadastrado no portal da SAB. Caso estas informações não sejam enviadas até o dia de 18 agosto, entre em contato via secsab@sab-astro.org.br.

No dia da Apresentação

[O programa final do evento, sessão temática, dia e hora de cada apresentação, será divulgado na segunda quinzena de agosto].

  1. Entre no sistema EventWEB com pelo menos 15 minutos de antecedência de sua sessão de e-pôster. Endereço, login e senhas serão informadas quando da divulgação da programação final.
  2. Permaneça disponível durante toda a sessão de poster, em sua área de apresentador, para responder questões do público. Perguntas e respostas serão feitas através do quadro de perguntas disponível na plataforma na área de cada e-poster.
  3. Os e-posters e quadro para perguntas e as respostas estarão disponíveis no sistema durante todo o evento. Mas somente durante a sessão de e-poster de cada trabalho é que será exigida a presença dos mesmos para interação síncrona.
  4. A Comissão Organizadora encoraja aos(as) apresentadores(as) que disponibilizem endereços de salas pessoais virtuais externas a plataforma (zoom, Google meet ou outra), para interação via vídeo com os participantes para discussão do trabalho. O link da sala pode ser compartilhado na caixa de bate-papo abaixo do e-pôster.


Patrocinadores


Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image
Aspect image