V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ASTRORUMMIKUB: UMA APLICAÇÃO LÚDICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Admilson Lorbiete de Paula¹, Daniel Trevisan Sanzovo²
¹ Centro municipal de Educação Infantil Jardim Planalto/Professor de Educação Infantil/Siqueira Campos – PR, dime_lorbiette@hotmail.com
² Universidade Estadual do Norte do Paraná/Campus de Jacarezinho/Colegiado de Matemática, dsanzovo@uenp.edu.br

Resumo: Atividades diferenciadas podem contribuir para educadores trabalharem conteúdos de ciências de forma que desperte o interesse dos discentes, guiando-os ao quão importante é o aprendizado e que o mesmo pode ser feito de maneira prazerosa, servindo como ferramentas auxiliadoras. Com intuito de analisar quais os limites e as possibilidades do uso do AstroRummikub no auxilio da compreensão da composição do Sistema Solar e a ordem de distância dos astros em relação ao Sol em aulas de Ciências, o presente trabalho relata uma aplicação lúdica do referido jogo em duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental. Foi realizada uma pesquisa de campo em um determinado Colégio Estadual do estado do Paraná, onde se aplicou, em diferentes dias, respectivamente, um questionário pré-teste, o astrojogo e então o questionário pós-teste. Os resultados mostram que o jogo auxiliou na compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Percebe-se que o emprego do lúdico pode auxiliar o processo de aprendizagem, no qual o jogo é apenas uma ferramenta de ensino e que a teoria e a prática podem caminhar juntas, uma amparando a outra.

Palavras-chave: AstroRummikub; Atividade Lúdica; Sistema Solar; Prática Pedagógica.

Trabalho Completo