V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A ASTROBIOLOGIA COMO ALTERNATIVA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Denis Eduardo Peixoto¹, Maurício Urban Kleinke²
¹ Serviço Social da Indústria/ SESI – 429, denis.peixoto@outlook.com
² Universidade Estadual de Campinas/Dep. Física Aplicada-IFGW, kleinke@ifi.unicamp.br

Resumo: O presente trabalho faz parte da tese de doutorado intitulada “Astronomia como uma disciplina integradora para o Ensino de Ciências”, que teve como principal objetivo elaborar e aplicar uma disciplina de astronomia, num viés interdisciplinar, para 31 alunos do Ensino Médio de uma instituição do interior do estado de São Paulo durante todo o ano de 2017. As aulas semanais, de 50 minutos, foram baseadas de forma a possibilitar o protagonismo dos estudantes mediante a oferta de práticas e atividades vinculadas a diversas áreas do saber, tais como física, química, biologia, artes e história. A seleção dos alunos se deu ao fato dos mesmos já terem participado da etapa exploratória de nossa pesquisa e que consistiu na aplicação de um questionário fechado, do tipo Likert, sobre interesse em astronomia. A elaboração da disciplina, assim como a seleção dos temas a serem apresentados, foi baseada na análise estatística do tipo fatorial do questionário, que contou com um total de 374 respondentes, compondo uma amostra de alunos do Ensino Médio de escolas dos estados de São Paulo e do Paraná, sendo todos participantes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Além de levantarmos dados significantes sobre quais os temas de astronomia que realmente interessam aos estudantes, pudemos evidenciar que práticas interdisciplinares fortalecem a relação ensino-aprendizagem de forma a promover um maior diálogo entre a astronomia contemporânea e diversas outras áreas de conhecimento, no qual a astrobiologia evidenciou ser uma das ramificações da astronomia com maior potencial para práticas integradoras.

Palavras-chave: Ensino de astronomia, Interdisciplinaridade, Astrobiologia.

Trabalho Completo