V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

MOSTRAS CIENTÍFICAS ITINERANTES COMO
MEIO DE DIFUSÃO DO ENSINO DE ASTRONOMIA

Sônia Elisa Marchi Gonzatti¹ , Andréia Spessatto De Maman² ,
Adriana Belmonte Bergmann³ , Adriana Magedanz4, Jane Herber5,
Guilherme Welp Stefan6, Hélder Conceição Pacheco7
¹Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, soniag@univates.br
²Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, andreiah2o@univates.br
³Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, aberg@univates.br
4Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, magedanza@univates.br
5Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, jane.herber@univates.br
6Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, guilherme.stefan@univates.br
7Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/CETEC, helder@univates.br

Resumo: Mostras científicas itinerantes (MCIs) têm se consolidado como uma iniciativa no contexto da educação não formal que intensifica interações com a educação escolar. Na medida em que oferecem atividades interativas e exploratórias por meio de recursos nem sempre disponíveis para as escolas, complementam e enriquecem as atividades desenvolvidas nesse contexto e, ainda, contribuem para ressignificar conceitos e potencializar aprendizagens no campo das Ciências Exatas. Nessa perspectiva, o Ensino de
Astronomia pode ser difundido e incentivado por meio das Mostras Itinerantes. No contexto desse trabalho, desenvolvido por uma universidade comunitária do Sul do Brasil, a Astronomia é difundida por meio de um planetário móvel, que integra o conjunto das atividades oferecidas nas MCIs. O objetivo desse trabalho é descrever a dinâmica de organização e desenvolvimento dessas Mostras, analisando a percepção dos estudantes participantes em relação às atividades oferecidas. A fonte empírica dos dados são questionários respondidos pelos estudantes participantes das 6 MCIs realizadas em 2017, ao final de cada turno de trabalho e após a participação em três ou quatro oficinas distintas.
Foram analisados 1.320 questionários. Como tendência geral, observa-se a preferência dos estudantes pelas atividades do planetário e das oficinas experimentais, que trabalham com diferentes experimentos voltados a conceitos de química e física. Possivelmente, essa preferência está relacionada ao fato de o planetário representar uma novidade ou mesmo inovação na abordagem da Astronomia. A motivação e o interesse por atividades experimentais, por sua vez, podem estar relacionados ao fato de que esse tipo de abordagem ainda é preterido nas aulas de ciências, a despeito de todos os indicativos das pesquisas realizadas na área de Educação e Ensino de Ciências que indicam a relevância das mesmas para a aprendizagem.

Palavras-chave: Mostra Científica Itinerante; Planetário Móvel; Ensino de Astronomia.
Educação não formal.

Trabalho Completo