V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

MAPEAMENTO DOS ESTUDOS PRODUZIDOS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA QUE TEM COMO FOCO OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Danilo de Oliveira Kitzberger¹, Roberta Chiesa Bartelmebs², Camila de Andrade Pandini³, Maria Milena Tegon Figuieira4
¹ Universidade Federal do Paraná, danilokitzberger@gmail.com
² Universidade Federal do Paraná/Departamento de Sociais e Humanas, roberta.bartelmebs@ufpr.br
³ Universidade Federal do Paraná, camila1997andrade@gmail.com
4 Universidade Federal do Paraná, milenategon@gmail.com

Resumo: O presente trabalho é fruto de um projeto de pesquisa sobre Astronomia na Educação Básica, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná. Apresentamos aqui uma parte da revisão que denominamos “estado do conhecimento” dos estudos sobre o ensino de Astronomia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida ao longo dos anos de 2016 e 2017 tendo como objetivo delimitar os estudos na área do ensino de Astronomia nos anos iniciais para conhecer o que está sendo produzido pelos pesquisadores e compreender melhor a constituição deste campo. A seleção do material foi realizada no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Scientific Electronic Library Online (SciELO), e nos eventos Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA) e Simpósio Nacional de ensino de ciência e Tecnologia (SINECT), com leituras dirigidas aos artigos publicados no período de 2011 a 2016. Na pesquisa foram encontrados 129 artigos que foram catalogados nas seguintes categorias: a) Formação de professores; b) Educação em Astronomia e c) Ideias dos alunos. A análise foi feita no ano de 2017, com base na Análise Textual Discursiva (ATD). Percebemos que a concentração das publicações na área está em artigos que tratam de forma abrangente da educação em Astronomia. São artigos que abordam metodologias diferenciadas para o ensino de conceitos de Astronomia nos anos inicias do Ensino Fundamental. A abordagem metodológica tem influência na mudança da compreensão da importância do ensino desses conceitos em sala de aula, porém, entendemos que é preciso também compreender as concepções epistemológicas dos professores. Por isso, o prosseguimento do trabalho será o de investigar entre professores dos anos iniciais as concepções epistemológicas que baseiam suas ideias sobre o ensino e a aprendizagem de Astronomia.

Palavras-chave: Estado do Conhecimento; Astronomia nos anos Iniciais; Educação em Astronomia.

Trabalho Completo