V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA EM UMA PERSPECTIVA REFLEXIVA

Fabiana Andrade de Oliveira¹, Rodolfo Langhi², Janer Vilaça³
¹ Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da UNESP, Programa de Bolsa do PTI – C&T+I/FPTI-BR, anafabi.ufms@gmail.com
² Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e do Departamento de Física, UNESP, campus Bauru, rlanghi@fc.unesp.br
³ Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação FPTI/BR, Foz do Iguaçu, janer@pti.org.br

Resumo: Alguns estabelecimentos não escolares oferecem cursos denominados de “formação continuada” visando a melhoria do ensino da Astronomia. Porém, resultados de pesquisas apontam que estes momentos formativos, sob uma abordagem predominantemente conteudista, não tem proporcionado a mudança da prática profissional do professor. Contemplando a fundamentação aqui apresentada, visamos compreender diferentes orientações para a formação de professores. Assim, este estudo procurou por indicadores que se apresentassem como contribuintes para uma formação de professores sob abordagens reflexivas, conduzindo a indícios de mudanças em sua atuação em relação à Astronomia. Estes indicadores foram constituídos a partir da Análise de Conteúdo de excertos de professores participantes de um programa de formação continuada em uma instituição não-formal de ensino de Astronomia. Os principais resultados indicam a necessidade de vivências reflexivas coletivas acerca a) das problemáticas do ensino da Astronomia, tais como as dificuldades para ensinar, falhas na formação, obstáculos externos, fontes confiáveis de consulta e pluralidade nas metodologias de ensino; b) da importância da Astronomia, segundo as dimensões: afetiva, humanística e curricular; c) das contribuições que a formação continuada pode ter proporcionado durante e após as atividades propostas, bem como identificar possíveis alterações em sua atuação docente em relação ao ensino de Astronomia; d) das dimensões motivacionais da Astronomia.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; formação de professores; reflexão; análise de conteúdo.

Trabalho Completo