V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ALGUNS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL DENTRO DE UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Fábio Matos Rodrigues¹, Eder Pires de Camargo², Rodolfo Langhi³
¹ Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Bauru Faculdade de Ciências, rodriguesfm.unesp@gmail.com
² Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Ilha Solteira, camargoep@dfq.feis.unesp.br
³ Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”, Campus Bauru Faculdade de Ciências, rlanghi@fc.unesp.br

Resumo: Apresentamos nesta pesquisa uma abordagem teórica sobre alguns dos saberes docentes necessários para desenvolver o ensino de temas relacionados à Astronomia que inclua estudantes com deficiência visual. Para tanto, nos apoiamos teoricamente em pesquisas recentes que abordavam a temática de saberes docentes de acordo com interesse individual de seus autores, classificando-os como: saberes docentes para o ensino de Ciências, saberes docentes para Educação Inclusiva e saberes docentes para o ensino de Astronomia. Nesse sentido, ao compararmos teoricamente as possíveis definições de tais saberes apresentados pelos autores e percebemos que nos mesmos existem fortes relações de interdependência entre si. Essas relações possibilitam uma reflexão mais elaborada sobre o ensino de Astronomia num desenho universal que abarque preâmbulos significativos para uma Educação Inclusiva. Tendo em vista tais aspectos foi possível elencarmos um conjunto de saberes docentes que quando replicados, indica um perfil necessário para uma abordagem significativa sobre temas astronômicos possibilitando a prática dialógica entre professores e estudantes com deficiência visual por outras vias de percepção.

Palavras-chave: Saberes Docentes; Astronomia; Deficiência Visual

Trabalho Completo