V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS SOBRE SUA PRÁTICA E PESQUISA

Dante Ghirardello¹, Rodolfo Langhi²
¹ Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Observatório Didático de Astronomia, UNESP, campus Bauru, danteghirardello@gmail.com
² Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, Observatório Didático de Astronomia, UNESP, campus Bauru, rlanghi@fc.unesp.br

Resumo: Este trabalho faz parte de uma pesquisa que se encontra nos estágios iniciais. Tendo como objetivo compreender o ensino de Astronomia na Educação Infantil, por meio do materialismo histórico dialético. O ensino de Astronomia vem crescendo constantemente nos últimos anos, mas ainda é possível perceber lacunas em suas pesquisas, uma delas é o ensino de Astronomia na Educação Infantil. A Educação Infantil é onde ocorre o primeiro contato da criança com o sistema de educação escolar e é por meio dela que são desenvolvidos os primeiros pensamentos lógicos da criança. Sendo assim, é preciso ensinar ciências em tal etapa da educação escolar, já que sem o ensino sistematizado de tal, a criança pode desenvolver concepções alternativas sobre os fenômenos naturais a sua volta, o que pode dificultar o trabalho docente nas futuras etapas escolares. Considerando que a criança aprende de forma empírica em tal etapa, e que uma das ciências que ela mais tem contato é a Astronomia, se torna necessário pensar no “como” ensinar de forma sistematizada conteúdos de tal ciência, que tragam proveitos para o desenvolvimento cognitivo da criança. Um dos métodos mais utilizados é a brincadeira, importante atividade no desenvolvimento da formação desta etapa. Assim, é possível perceber que, embora a Astronomia ainda não esteja sendo ensinada em tal nível escolar de forma ampla, os documentos e pesquisadores apoiam o ensino da mesma. O que nos resta é buscar entender como funcionam os processos de ensino e aprendizagem, realizando e aprimorando de forma a desenvolver uma cultura científica em nossa sociedade, a partir do início da formação escolar, a Educação Infantil.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Educação Infantil; Ensino de Ciências na Educação Infantil; Brincadeira na Educação Infantil.

Trabalho Completo