V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE ASTRONOMIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA SUBSIDIADA POR MAPA CONCEITUAL

Felipa Pacífico Ribeiro de Assis Silveira¹, Conceição Aparecida Soares Mendonça²
¹ FIG-UNIMESP (Centro Universitário Metropolitano de São Paulo), felipa.silveira@gmail.com
² UFRPE-UAG (Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Garanhuns), conceicao_mendonca@hotmail.com

Resumo: O artigo tem por finalidade relatar uma ação educativa, desenvolvida nas aulas de Ciências da Natureza, utilizando como estratégia didática o mapa conceitual. Durante a ação educativa, com a participação de 32 estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de São Paulo, buscamos promover o aprendizado de conceitos científicos da Astronomia necessários ao desenvolvimento de competências e habilidades determinadas para o eixo temático Terra e Universo. Os mapas conceituais produzidos foram avaliados por meio de análise interativa, a partir de sua estruturação e da apresentação verbal das produções dos estudantes em sala de aula. O mapa conceitual se revelou como estratégia potencialmente significativa de ensino-aprendizagem por evidenciar conhecimentos prévios relevantes, indicadores de evolução conceitual e manifestações de idiossincrasias sobre os conceitos científicos estudados. Consideramos que o mapa conceitual atuou como uma senha para revelar pensamentos, sentimentos e ação dos estudantes perante as situações propostas. Almejamos, com o relato da ação educativa, contribuir para a ampliação do uso de mapa conceitual no ensino fundamental, bem como, fortalecer a corrente didática pedagógica que busca possibilidades de ensino, no âmbito da sala de aula, capazes de promover aprendizagem significativa dos conceitos astronômicos.

Palavras-chave: Conceitos científicos; Ensino de Astronomia; Ensino Fundamental; Mapa conceitual; Aprendizagem significativa.

Trabalho Completo