V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A ENGENHARIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ESFERAS ARMILARES: PERSPECTIVA HISTÓRICA NO ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA E DE MATEMÁTICA

Melina Silva de Lima¹, Luiz Marcio Santos Farias², Vera Aparecida Fernandes Martin³
¹Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia SENAI CIMATEC, melinasl_mel@hotmail.com
²Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciência, lmsfarias@ufba.br
³Universidade Estadual de Feira de Santana, Brasil. Mestrado Profissional em Astronomia, vmartin@uefs.br

Resumo: Embora muito mais antigo, a Esfera Armilar foi um instrumento muito utilizado durante a Renascença e tinha sua utilização na navegação, por meio de conhecimentos da Astronomia da época. Com uma esfera no centro que representava a Terra, por meio de cálculos trigonométricos, era possível determinar latitudes, a eclíptica e alguns movimentos. Este instrumento foi utilizado em um contexto histórico no ensino de conceitos de Matemática e de Astronomia, com alunos do primeiro trimestre de Engenharia, que construíram, a partir do processo descrito pela Engenharia Didática, esferas armilares, conduzidos em um processo de descoberta histórica, permeada pela filosofia e epistemologia adjacentes. A descrição sucinta da metodologia empregada encontra-se neste trabalho, no intuito de que sirva de estímulo para outros professores, em áreas diversas, que queiram ensinar conceitos de Astronomia em sala de aula. Espera-se, também, que o percurso teórico-metodológico possa ser apreendido e diversificado para este fim.

Palavras-chave: Esfera armilar; Ensino de Matemática; História da Astronomia.

Trabalho Completo