V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

POTENCIALIDADE DOS EPISÓDIOS DO SERIADO CASTELO RÁ-TIM-BUM COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA

Érica de Oliveira¹, Fábio da Silva Cruz², Guilherme Ventura Bondezan³, Márcia Augusta Almeida4, Ivã Gurgel5
¹ Mestranda da Universidade de São Paulo/ Instituto de Física, erica2.oliveira@usp.br
² Licenciado da Universidade de São Paulo/ Instituto de Física, fabiodasilvacruz@gmail.com
³ Mestrando da Universidade de São Paulo/ Instituto de Física, guilherme.bondezan@usp.br
4Mestranda da Universidade de São Paulo/ Instituto de Física, marciaalmeida89@gmail.com
5Universidade de São Paulo/ Instituto de Física, gurgel@usp.br

Resumo: Este artigo é resultado do projeto desenvolvido para a disciplina de Ciência e Cultura do curso de Licenciatura em Física da Universidade de São Paulo ao longo de 2015. Com intuito de elaborar atividades didáticas que apresentem a relação da Ciência, em especial a Física e a Astronomia, com a cultura, como definida por Zanetic (2005), elaboramos uma proposta voltada para os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II e primeiro ano do Ensino Médio sobre as consequências físicas, ambientais e culturais que poderiam ocorrer caso o planeta Terra cessasse seu movimento. Na perspectiva do Ensino de Astronomia, a proposta didática abrange conteúdos tradicionais de modo que cada um deles seja relacionado às suas consequências culturais, ambientais e sociais. Utilizou-se de trechos dos episódios do seriado Castelo Rá-Tim-Bum como ferramenta ao longo da proposta para enunciar questionamentos acerca dos impactos da cessão da rotação da Terra. Além disso, foram incorporadas nas atividades propostas, poemas, pinturas, canções e figuras de modo a articular o conhecimento científico com outras formas de expressão humana. A proposta foi fundamentada nos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV, 2001) com intuito de promover o protagonismo dos alunos no processo de aprendizagem, buscando assemelhar-se com a concepção de Educação problematizadora, proposta por Freire (1976).

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Astronomia; Problematização; Três Momentos Pedagógicos.

Trabalho Completo