V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ASTRONOMIA CULTURAL: OS MITOS AFRICANOS E SUA POTENCIALIDADE ENQUANTO RECURSOS DIDÁTICOS

Driele Pimenta Silva¹, Gustavo Iachel²
¹Universidade Estadual de Londrina/CCE, driele1996@hotmail.com
²Universidade Estadual de Londrina/CCE, iachel@uel.br

Resumo: Este trabalho relata como ocorreu a aproximação, em nível de iniciação científica, ao tema da Astronomia Cultural Africana, e teve por objetivo abordar seu caráter transversal e seu potencial para com a formação cidadã de estudantes da educação básica. Ao longo da pesquisa, foram buscadas fontes confiáveis das quais foram extraídos e organizados exemplos de mitos africanos relacionados aos conteúdos da Astronomia na educação básica. Como principais resultados, destacamos a dificuldade em se encontrar bibliografia sobre o tema, mas os poucos exemplos encontrados indicam a sua potencialidade enquanto recurso didático para a abordagem transversal da Cultura Africana dentro da escola.

Palavras-chave: Astronomia cultural; cultura afro-brasileira; cultura africana; ensino de Astronomia, recursos didáticos.

Trabalho Completo