V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

BLOG “OLHANDO PARA O CÉU”: UMA ESTRATÉGIA
DE INTERAÇÃO E APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIA

Fábio Augusto Spina1
1 Mestre em Ensino de Ciências,  Curitiba – PR, facaaqui@yahoo.com.br

Resumo: Curiosidade, ambição de explorar o mundo sem preconceitos, o lúdico anseio pela descoberta, dentre outros, são comportamentos típicos de crianças em fase escolar. Carl Sagan certa vez comentou que tais condutas as transformam em cientistas natos! Usualmente estas atitudes libertadoras se confrontam com a rigidez de conteúdo e postura disciplinarmente trabalhadas por diferentes matérias. Como educador em Ciências do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental II acredito que tais habilidades (tidas como infantis) demonstram ter o potencial de gerar mudanças no contexto escolar quando pedagogicamente direcionadas. A verificação desta hipótese aliada ao interesse de tornar o processo de aprendizagem dos conceitos científicos mais significativos culminou na incorporação de um curso de Astronomia à grade curricular do 5º ano, tendo o blog didático “Olhando para o Céu” como rico ambiente complementar. Este espaço não formal de aprendizagem possibilitou fomentar discussões democráticas sobre assuntos científicos, aguçar a curiosidade dos estudantes por temas afins e a criação e disseminação de uma cultura científica na escola. Quando os aprendizes alcançam o 9º ano, alguns conceitos trabalhados no 5º ano com o enfoque da Astronomia são resgatados, e passam a atuar como subsunçores de conhecimentos próprios da disciplina de Física, facilitando o aprendizado nessa nova etapa. É nesse contexto que o blog atua desde 2011 como ferramenta didática complementar para aulas de Ciências e Astronomia do 5º ano, e no 9º ano em Física e Laboratório. Ao analisar os registros das atividades propostas através do blog é possível avaliar a extensão e profundidade do conhecimento adquirido pelos estudantes ponderando sua argumentação oral e escrita e a relação de interesse com os temas trabalhados. E assim inferir ocorrência de “aquisição duradoura de capacidades intelectuais e conhecimentos válidos e úteis no desenvolvimento para pensar criativa, sistemática e independentemente”, conforme proposto pela Teoria da Aprendizagem Significativa.

Palavras-chave: Educação em Astronomia; Aprendizagem Significativa; Blog; Educação não formal.

Trabalho Completo