V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

“BANCA DA CIÊNCIA” E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM ASTRONOMIA PARA ESTUDANTES EM VISITA A UNIFESP

Vitor de Amorim Rodrigues1, Ana Paula Moreira Alves2,
Emerson Izidoro dos Santos3
1 Universidade de São Paulo/ Escola de Artes, Ciências e Humanidades, vitor.amorim.rodrigues@usp.br
2 Universidade Federal do Amazonas/Instituto de Ciências Biológicas, anapaula.moreiraalves@gmail.com
3 Universidade Federal de São Paulo/ Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, emerson.izidoro@unifesp.br

Resumo: A Astronomia é um campo do saber que geralmente desperta grande curiosidade e interesse popular, sendo um importante tema a ser trabalhado pela Divulgação Científica. Temos desenvolvido, através de um grupo, a comunicação e divulgação científica de diversos temas e em vários ambientes, com uma metodologia que privilegia o lúdico, o dialogismo (FREIRE, 1983, 2013) e as interações sociais (VIGOTSKI, 2001). Dentre os diversos meios e locais que temos desenvolvido nossas atividades, um deles é a Banca da Ciência localizada na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo recebendo a visita de escolas no campus. Ao decorrer dessas visitas os estudantes vivenciam diversas atividades. Em nossa atividade realizamos diversas abordagens, com diversos materiais, tais como: maquetes, montagens, experimentos, jogos, entre outros, de diversos temas das ciências naturais (articulando com as humanidades e artes). Além da construção de experimentos, realização de atividades e apresentações para grupos escolares e não escolares a Banca da Ciência também desenvolve a alfabetização científica nos anos iniciais. Pode-se dizer que a alfabetização científica vem como uma decodificação das manifestações do universo podendo assim se corrigir ensinamentos destorcidos sobre as ciências e incentivar o interesse e a curiosidade para as questões científicas. Dito isso, teremos por pretensão com esse trabalho, descrever alguns dos principais experimentos e atividades desenvolvidos para a temática “Astronomia”, voltada para as séries iniciais, e que faz parte de um acervo maior da Banca da Ciência.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Educação não-Formal; Museu Itinerante; Popularização da Ciência; Materiais de baixo custo.

Trabalho Completo