V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE A PEQUENEZ HUMANA:

ASTRONOMIA EM AULAS DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

Carlos Alexandre do Nascimento1, Paulo Sergio Bretones2
1 UFSCar / Mestrado Profissional em Educação, nascimento.adm@gmail.com
2 UFSCar / Departamento de Metodologia de Ensino, bretones@ufscar.br

Resumo: Este trabalho analisa a possibilidade de que alguns dos conteúdos de Astronomia sejam introduzidos em aulas de Filosofia, verificando sua aplicabilidade como proposta para uma atividade interdisciplinar em turmas do Ensino Médio. O projeto teve como objetivo promover junto aos alunos uma reflexão e a criação de conceitos sobre a sua própria existência, a condição humana na Terra e no Cosmos. Para isso, foi aplicado um projeto em sete aulas para uma classe de primeiro ano do Ensino Médio da rede estadual de ensino, na Escola Francisco Gomes, município de Cravinhos, estado de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de questionários. É apresentada a aquisição de conhecimentos pelos alunos tanto em conteúdos de Astronomia quanto de Filosofia, sendo o pesquisador o próprio professor da turma. Os questionários, respondidos pelos alunos no início e no final da programação, sobre a origem e composição do Universo, a Terra e o ser humano foram analisados. A tangibilidade possível da Astronomia foi ponto de partida para culminar nas indagações e conteúdos da Filosofia. Verificou-se que ambas as áreas possibilitam o pensar sobre a condição humana, sua pequenez e outros aspectos relacionados ao ser humano. Desta forma, verificou-se que a interdisciplinaridade é possível entre as duas áreas convergentes. Uma proposta de trabalho desta forma pode se tornar mais atrativa aos alunos, propiciando a criação de conceitos sobre a temática do ser humano.

Palavras-chave: Ensino de astronomia; Ensino de filosofia; Interdisciplinaridade; Proposta de ensino; Condição humana.

Trabalho Completo