V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

UMA PROPOSTA DE OBSERVAÇÃO DO CÉU

Túlio Permino Rogério¹, Sérgio Mascarello Bisch²
¹EEEFM Hunney Everest Piovesan/SEDU-ES, the.tulio@gmail.com
²PPGEnFis/UFES, sergiobisch@gmail.com

Resumo: A inserção de tópicos de Astronomia na Educação Básica é amparada legalmente e é bem justificada na literatura da área da Educação em Astronomia, contudo ainda não é comum essa prática nas salas de aula por diversas razões. Buscando difundir esse tema, neste trabalho apresentamos uma proposta de metodologia e material de apoio ao professor com foco na observação do céu. A criação desta proposta foi fundamentada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, que consiste numa Problematização Inicial, que busca despertar no aluno a necessidade da aquisição de conhecimentos, seguida de um momento de Organização do Conhecimento, quando são estudados os conhecimentos necessários para a compreensão da temática, finalizando numa Aplicação do Conhecimento, que é um momento de utilização do conhecimento organizado para se chegar a uma síntese acerca do fenômeno estudado, ou extrapolando para situações novas, cuja compreensão também sejam aplicáveis os conhecimentos estudados previamente. De acordo com a proposta, inicialmente é aplicado um questionário que busca promover uma problematização acerca do que é possível observar no céu a olho nu. Na segunda aula, eles são orientados a desenhar o céu visto a olho nu, promovendo, nos discentes, o hábito de observar o céu noturno. Após a entrega dos desenhos, na terceira aula, os alunos reconhecem o céu da noite de observação, utilizando o software Stellarium. Nessa aula, são evidenciadas as características da Lua, planetas, estrelas, constelações, galáxias e nebulosas. Na quarta aula, os alunos são orientados a fazer novas observações celestes, aplicando os conhecimentos trabalhados nas ultimas aulas, além de tirarem dúvidas e reforçar os conceitos já trabalhados. Por fim, é apresentada uma sugestão de entrevista semiestruturada, contendo sete questões, com o propósito de avaliar todo o processo.

Palavras-chave: observação do céu; Três Momentos Pedagógicos; ensino de Astronomia.

Trabalho Completo