V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE ASTRONOMIA UTILIZANDO OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Thais Gonçalves Alexandre¹, Érica de Oliveira², Fernanda Souza dos Santos³, Márcia Augusta Almeida4, Vanessa Albuquerque5, Cristina Leite6
¹Licencianda do Instituto de Física da USP, thais.alexandre@usp.br
²Mestranda em Ensino de Ciências da Pós Graduação Interunidades da USP, erica2.oliveira@usp.br
³Licenciada pelo Instituto de Física da USP, fernanda.souza.santos@usp.br
4Mestranda em Ensino de Ciências da Pós Graduação Interunidades da USP, marcia.augusta.almeida@usp.br
5Mestre em Ensino de Ciências da Pós-Graduação Interunidades da USP e professora do ITB Maria Sylvia Chaluppe Mello, vanessan@usp.br
6Instituto de Física da USP e Programa de Pós-Graduação Interunidades da USP, crismilk@if.usp.br

Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma proposta de ensino desenvolvida em forma de minicurso, abordando temas da Astronomia. O objetivo da proposta é mostrar aos estudantes a importância do conhecimento da Astronomia para o nosso dia a dia, trazendo alguns elementos desta ciência que se encontram em nosso cotidiano. As constelações do ponto de vista de diferentes culturas, um breve histórico do descobrimento dos planetas do Sistema Solar, a magnitude desse sistema, além dos movimentos da Terra e como esses interferem no nosso cotidiano estão entre os temas discutidos ao longo da intervenção. Esta é composta de seis atividades que, em conjunto, sistematizam os Três Momentos Pedagógicos – modelo metodológico que procura garantir o uso sistemático da dialogicidade, o que torna possível discutir temas selecionados a partir da problematização das falas dos alunos (MUENCHEN; DELIZOICOV, 2010). Para avaliar o aprendizado dos temas estudados e compreender, se de algum modo, a estrutura da proposta impactou no envolvimento dos alunos com as atividades realizadas, foi feita a análise de uma gravação em vídeo de uma discussão final avaliando o curso, e de redações escritas pelos alunos ao final da intervenção. Os resultados indicam que os alunos se motivaram em relação ao curso e aos temas estudados. Espera-se que esta proposta contribua para que outros professores problematizem questões envolvendo temas da Astronomia no Ensino Básico, considerando uma formação pautada na dialogicidade.

Palavras-chave: Proposta didática; Três Momentos Pedagógicos, Astronomia.

Trabalho Completo