V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

PROJETOR CELESTE CASEIRO: UMA ATIVIDADE
LÚDICA PARA FICAR OLHANDO PARA O CÉU

Fábio Augusto Spina1
1 Mestre em Ensino de Ciências,  Curitiba – PR    facaaqui@yahoo.com.br

Resumo: Olhar para o céu com o intuito de admirar o firmamento é um hábito cada vez mais distante do cotidiano das pessoas que vivem em cidades, pois ao elevar o olhar fitando as estrelas, poucos pontos luminosos podem ser vistos diante por exemplo da poluição luminosa dos centros urbanos. Resgatar esse hábito desde as idades iniciais pode trazer benefícios ao processo de ensino e aprendizagem, não só em disciplinas de ciências, uma vez que a Astronomia é uma área de conhecimento com caráter multidisciplinar. Com o intuito de motivar a observação e identificação celestes, o questionamento e o aprendizado significativo, relata-se atividade de construção de um projetor de estrelas caseiro, realizada com turma de jovens aprendizes do 5º ano do Ensino Fundamental I. A montagem, que utiliza materiais simples (lata e folha de papel opacas, alfinetes, fita adesiva e  uma fonte de luz), é capaz de projetar pontos luminosos no teto de uma sala escura, como por exemplo, o teto do quarto de uma criança durante a noite. Caso a construção seja realizada utilizando-se um modelo do céu noturno, como fornecidos por planisférios celestes como o Stellarium por exemplo, torna-se possível retratar o céu de qualquer localidade e instante. Nesta atividade, foram construídas quatro projeções por aluno especificamente para o céu da cidade de Curitiba-PR, às 21h nas datas de solstícios e equinócios. Quando o projetor é posicionado de forma orientada aos pontos cardeais, os pontos de luz projetados se aproximam da real dinâmica celeste, permitindo identificar estrelas e constelações ao longo do ano e seu movimento aparente pelo céu. Tal possibilidade pode caracterizar o quarto destes jovens aprendizes como um espaço não formal para a Educação em Astronomia, e motivar familiares e amigos a ludicamente aprender princípios básicos de Astronomia.

Palavras-chave: Educação não formal em Astronomia; Aprendizagem Significativa; Lúdico; Construção de aparato.

Trabalho Completo