V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

OBSERVATÓRIO SOLAR INDÍGENA: MODELO
DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Anderson Giovani Trogello1, Janer Vilaça2, Ana Maria Pereira3,
Iohanna Elizabeth Beckers4
1 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Sec. do Estado de Educação, trogello@hotmail.com
2 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, janer@pti.org.br
3 Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho /Departamento de física, anamaria@pti.org.br
4 Secretaria Municipal de Educação, Missal-PR, iohannabeckers@hotmail.com

Resumo: A Astronomia é uma das mais antigas ciências. O registro da movimentação aparente dos astros foram as primeiras ações desta ciência para diversos povos. Em diversos lugares do mundo há registros dos povos antigos sobre os astros celestes. Na América do Sul isto não é diferente. Os povos que aqui habitavam e ainda hoje são representados pelas tribos indígenas, em especial as Guarani realizaram a observação e registro de observatórios em forma de megalíticos. Entretanto, nos dias de hoje tais representações são pouco lembradas. Além disso, hodiernamente o ensino de Astronomia carece de práticas que contextualizem os fenômenos observados com a teoria vigente. Deste modo, este trabalho vem demonstrar um objeto didático, o qual é confeccionado em papelão e pedras britas (rochas basálticas). Para tanto, basta imprimir o material em apêndice e fixar em uma base (papelão ou madeira) e colar os fragmentos de rochas no tracejado indicado na referida figura. Na parte central do observatório é necessário fixar uma rocha um maior que as demais, indicando a mesma como um gnômon para o objeto em questão. A própria construção do objeto pode influenciar o curso da aula para atividades contextualizadas, bem como as marcações deste objeto vem a demarcar em um horizonte local (simulado) a trajetória solar nos solstícios e equinócios. Bem como, demarca os pontos cardeais e o meridiano local. Além disso, tal objeto pode ser utilizado para valorizar a cultura indígena e as marcações do tipo megalíticas. Tal objeto se apresenta como um instrumento de baixo custo e pode ser uma atividade motivadora e investigativa ao ensino de Astronomia.

Palavras-chave: Modelo Didático; Ensino de Astronomia; Etnoastronomia.

Trabalho Completo