V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O SISTEMA SOLAR NUMA ABORDAGEM LÚDICA

Claudiana de Souza Santos Carvalho1, Jucelia Silva dos Santos2
1 Discente do Mestrado Profissional em Astronomia; UEFS – email: claudiana_ssc@hotmail.com
2 Discente do Mestrado Profissional em Astronomia; UEFS – email: jucelia_santos@hotmail.com

Resumo: Este trabalho objetivou promover o ensino de Astronomia na Educação Básica e trabalhar com ludicidade numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Juiz Jorge de Farias, em Feira de Santana – Bahia. O Sistema Solar foi escolhido por ser um dos temas transversais propostos pelos PCN para o Ensino Fundamental. A oficina começou com o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o Sistema Solar, investigando as noções que eles tinham com relação aos tipos de objetos que o constituem, seus tamanhos, formas e a organização espacial. Este momento possibilitou, de forma dialógica, estabelecer trocas de conhecimentos, corrigir erros conceituais trazidos pelos alunos, oriundos de ideias do senso comum, de informações apresentadas na internet e, também, informações erradas trazidas em livros didáticos. Em seguida, foi exibido o filme: Dimensions Cosmic Eye para possibilitar a eles uma visão espacial do sistema planetário constituído do Sol e o conjunto de corpos celestes que giram a sua volta pela atração gravitacional. No segundo momento da oficina, foi proposta aos alunos a construção tridimensional do Sistema Solar, utilizando tabelas com medidas referentes aos diâmetros dos planetas principais e do Sol. As tabelas também traziam outros dados, tais como: as distâncias entre os planetas, massa, temperatura média, satélites naturais, período de rotação e de revolução e os planetas anões. Estas informações, além de agregarem conhecimento, motivaram a curiosidade e o estudo da ciência. Na construção dos modelos tridimensionais do Sistema Solar, dividiu-se a turma em grupos e disponibilizou-se diversos materiais (bolas de isopor, massa de modelar, tinta, barbante, papelão, pincel, cola, espetos de churrasquinho, dentre outros) Com muita criatividade, apesar das dificuldades para estabelecer fielmente as proporções entre as dimensões reais das grandezas trabalhadas e as dimensões da construção, os grupos produziram diferentes tipos de maquetes do sistema solar.

Palavras-chave: Sistema Solar; lúdico; ensino fundamental.a

Trabalho Completo