V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

O ENSINO DE ASTRONOMIA SOB A PERSPECTIVA DE UMA TURMA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

 Natalia da Silva Miranda¹, Evonir Albrecht²
¹ Escola Estadual Amaral Wagner, natalia.smira@gmail.com
² Centro de Matemática, Computação e Cognição – UFABC, evonir.albrecht@ufabc.edu.br

Resumo: A Astronomia é uma das Ciências mais antigas da humanidade, de grande importância, pois seus conceitos contribuem com as tentativas de explicação sobre a origem e evolução do Universo, bem como de diversos fenômenos presentes no cotidiano. De acordo com os principais documentos que orientam a Educação brasileira, esse tema deve ser trabalhado nas escolas de Educação Básica. Nesta perspectiva, surgem duas questões: A primeira é investigar como a Astronomia é proposta aos alunos da primeira série do Ensino Médio em uma escola pública estadual de Santo André – SP; a segunda é investigar como os alunos da primeira série do Ensino Médio compreendem a Astronomia e sua importância na construção do conhecimento científico. Partindo dessas questões o objetivo central desta pesquisa é investigar os conhecimentos que os alunos da primeira série do Ensino Médio possuem sobre Astronomia. A metodologia do trabalho é de caráter qualitativo. Para desenvolver o trabalho serão realizadas entrevistas com os alunos da primeira série do Ensino Médio. As entrevistas serão analisados com base nos referenciais teóricos, com o intuito de oferecer contribuições para os estudos futuros ligados ao Ensino de Astronomia. Nesta perspectiva, após a análise das respostas, observou-se que a maior parte dos alunos nunca estudou sobre Astronomia na escola, o que é preocupante e aponta que mesmo com as recomendações para a inserção desta temática nos documentos oficiais, isso não ocorre no Ensino Fundamental.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia; Ensino Médio; Ensino de Física.

Trabalho Completo