V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

DESCOBRINDO O UNIVERSO: PROPOSTA DE UM
JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE ASTRONOMIA

 Katyuscya Ferreira Barreto1, Milena Pereira da Silva2, Joalice Magalhães Santos3
1 UEFS / MPastro / Colégio Estadual Coriolano Carvalho, katybarreto@gmail.com
2 UEFS / MPAstro / Colégio Estadual São José, milena.psilva@yahoo.com.br
3 UEFS / Mpastro / Colégio Estadual 30 de junho, joalicesilva@hotmail.com

Resumo: Atrair a atenção dos estudantes em sala de aula é uma tarefa cada vez mais difícil, pois, o acesso às informações associado ao uso de diversas tecnologias faz as escolas, em geral com poucos recursos, se tornarem obsoletas. Tal situação exige dos professores a busca por novas formas de educar, incluindo metodologias que garantam uma significação dos conteúdos abordados. Classificado como um tema transversal, a Astronomia, um dos temas estruturantes dos PCN, promove a associação de diversos conteúdos das diferentes áreas, o que favorece a abordagem interdisciplinar em sala de aula. Contudo, ainda existe resistência de alguns educadores em explorar assuntos usando perspectivas de diferentes disciplinas, seja por insegurança ou por não relacionar astronomia e a interdisciplinaridade. Ainda na perspectiva do ensino atual, o uso de jogos didáticos tem se mostrado um forte aliado ao ensino, pois a aprendizagem se faz de forma dinâmica e divertida. Portanto, este trabalho propõe a confecção de um jogo didático, com o intuito de estimular os estudantes através da investigação científica, de forma que o mesmo auxilie em conhecimentos das diferentes disciplinas. O jogo a ser desenvolvido simula uma caçada às informações perdidas. Nele, os estudantes têm algumas dicas para solucionarem casos variados a partir de expedições realizadas aos diferentes planetas do Sistema Solar.  Tais situações são categorizadas de acordo com ano escolar, pois cada categoria contempla habilidades e competências, além de conteúdos específicos a serem trabalhados com os estudantes. Porem o professor possui a liberdade de adaptar as informações de um mesmo caso para contemplar diferentes turmas. O protótipo do jogo inclui temas como gravidade, teoria da relatividade, óptica, constelações etc. A associação entre jogos didáticos e à Astronomia tem potencial viabilidade de estímulo a aprendizagem dos estudantes, promovendo a definição de termos e associação destes ao cotidiano.

Palavras-chave: Jogos didáticos; Divulgação científica; Ensino de Astronomia.

Trabalho Completo