V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

CULTIVANDO VEGETAIS EM HIDROPONIA COM LUZ NATURAL PARA UMA HIPOTÉTICA VIAGEM ESPACIAL

Jucelia Silva dos Santos1, Mirco Ragni2
1 Discente do Mestrado Profissional em Astronomia; UEFS – email: jucelia_santos@hotmail.com
2 Docente do Departamento de Física ; UEFS – email: mirco@uefs.br

Resumo: Este trabalho objetivou desenvolver manejos para cultivar vegetais numa hipotética viagem espacial; observar a germinação das sementes e ressaltar a influência nutricional do solo para o crescimento vegetal. Esta atividade foi desenvolvida com alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Carmem Andrade Lima em Feira de Santana – BA. A metodologia envolveu pesquisas na internet das diferentes técnicas e manejos aplicados ao cultivo hidropônico, que pode ser no modelo floating que requer menos habilidades com furadeira (serra copo) ou o modelo em canos de PVC. A principal perspectiva foi desenvolver a autonomia dos alunos no que diz respeito à investigação científica e a análise das metodologias aplicadas na edificação do conhecimento. As aulas práticas e a aprendizagem dos métodos científicos ainda serviram como forma de prover o sustento financeiro, já que auxiliaram no desenvolvimento de profissões como os agricultores urbanos. Ao coletar diversas informações, analisar, selecionar e formular hipóteses ocorre a ampliação das competências e habilidades, o que resulta no aumento da capacidade de aprender. Ao pensar numa viagem espacial observa-se que a nutrição dos astronautas em longas viagens não conteriam alimentos frescos, nesse contexto a hidroponia pode vir a ser uma opção plausível. O desenvolvimento desse trabalho ocorreu em quatro etapas: 1ª – exploração do conceito usando informações da internet para buscar formas de cultivos hidropônicos; 2ª – sintetização dos conceitos com pesquisas seguindo as normas da ABNT; 3ª – montagem dos experimentos procurando entender os resultados e 4ª – elaboração de relatórios com os dados obtidos. Conclui-se que as pesquisas com diferentes técnicas e manejos aplicados ao cultivo de plantas criadas em hidroponia permitiu que os alunos se envolvessem na escolha do modelo a ser produzido e estimulou o desenvolvimento de profissões como os agricultores urbanos, já que a partir desse trabalho alguns alunos se interessaram em cultivar vegetais em casa.

Palavras-chave: Hidroponia; metodologia científica; fisiologia vegetal.

Trabalho Completo