V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR
APLICAÇÃO PILOTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE MEDIDAS DE DISTÂNCIAS EM ASTRONOMIA
Carlos Agusto Ferreira¹ , Sérgio Mascarello Bisch²
¹Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física/UFES, prof.siry@gmail.com
²Departamento de Física e PPGEnFis/UFES, sergiobisch@gmail.com

Resumo: Nos últimos anos, temos percebido um interesse muito grande, por parte dos estudantes do Ensino Médio, por assuntos ligados à Astronomia. Notícias sobre buracosnegros, supernovas, exoplanetas são cada vez mais lidos pelos jovens alunos. Podemos destacar também que as grandes distâncias que nos separam de outras galáxias e a possibilidade de viagens até mundos ainda desconhecidos pelo homem vêm mexendo com a imaginação de nossos jovens em idade escolar. Com o intuito de aproveitar e explorar este interesse dos alunos em benefício do ensino de ciências, nós elaboramos uma sequência didática sobre medidas de distâncias em Astronomia, que explora os aspectos interdisciplinares entre a Matemática, a Física e a Astronomia, tendo como referencial teórico a Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) proposta por David Ausubel. Neste trabalho relatamos a experiência da aplicação piloto desta sequência didática no Centro Estadual do Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, escola da rede pública localizada em Vitória, ES. Antes da aplicação, com o intuito de efetuar um levantamento de concepções iniciais acerca de alguns conceitos básicos a sere trabalhados, os estudantes responderam a um questionário sobre medidas de ângulos, trigonometria, unidades de medida de comprimento e de tempo, ondas, ano-luz e acerca de alguns objetos astronômicos, como planetas e estrelas. Ao final, o mesmo questionário foi reaplicado com o objetivo de avaliar uma esperada aprendizagem acerca destes conceitos por parte dos estudantes participantes. A análise das respostas aos questionários evidenciaram alguns indícios de aprendizagem, mas também apontam para o fato de que a sequência e sua metodologia necessitam ser aperfeiçoadas, devendo ser ministrada com mais tempo, menos aulas expositivas e tomando maior cuidado em só abordar o tópico seguinte quando os conceitos necessários, os “subsunçores” na linguagem da TAS, já estiverem presentes e suficientemente desenvolvidos, o que se buscará cumprir em futuras aplicações. medidas de Aprendizagem Significativa.

Trabalho Completo