V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

ANÁLISE DE ESPECTROS UTILIZANDO ESPECTROSCÓPIO CASEIRO

Marcelo Antonio Amorim¹ , Denes Alves de Farias², Edite Maria dos Anjos³,
Eryka Christine Viana Nascimento4 , Wellington Francisco da Silva5
¹Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca/Física, marceloamorim@ipojuca.ifpe.edu.br
²Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, denesfarias@gmail.com
³Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, edite.anjos2013@hotmail.com
4Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, Erykaviana1998@gmail.com
5Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca, Wellingtonkof98@gmail.com

Resumo: Neste trabalho apresentamos a experiência de ensinar a análise de espectros da luz visível utilizando um espectroscópio construído em sala de aula. Durante a Semana Nacional do Meio Ambiente no IFPE – Campus Ipojuca, ministramos uma oficina para um total de 20 estudantes com o propósito de analisar espectros através de um espectroscópio caseiro. Eles tiveram os fundamentos teóricos necessários para entenderem e resolverem as situações propostas. Divididos em cinco grupos receberam lâmpadas de tipos distintos, vela, álbum com fotos de espectros que seriam tomados como “padrão”, materiais e orientações para montarem o espectroscópio. A construção do espectroscópio é fácil e de baixo custo, apresentando uma resolução que permite identificar e comparar espectros de elementos químicos diferentes. Com o espectroscópio, observaram e fotografaram os espectros das lâmpadas e da chama de uma vela e, após analisá-los, identificaram o espectros correspondentes aos que existiam no álbum. A análise do pós-teste mostrou que as atividades desenvolvidas durante a oficina contribuíram para o entendimento de que cada elemento químico possui um espectro característico e que o espectroscópio é um instrumento de grande relevância para a Astronomia, pois, conhecendo o espectro de um objeto celeste obtêm-se várias informações do mesmo, tais como temperatura e composição química. Outro ponto a destacar foi a desconstrução de um obstáculo epistemológico sobre a relação entre a temperatura e a cor de um objeto. A utilização do simulador Blackbody-Spectrum e da lei de Wien permitiram mostrar que as estrelas azuis têm maior temperatura que as estrelas vermelhas. O processo ensino-aprendizagem foi favorecido pela motivação e interação dos estudantes.

Palavras-chave: espectroscópio caseiro; espectros.

Trabalho Completo