V SNEA – Atas

V Simpósio Nacional de Educação em Astronomia –V SNEA 2018 – Londrina, PR

A LITERATURA E A ASTRONOMIA COMO POSSIBILIDADE
PARA UM ENSINO DE CIÊNCIAS INTERDISCIPLINAR

Michel Corci Batista1, Débora Regina da Rocha2
1 Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Departamento de Física,michel@utfpr.edu.br
2 Professora da Educação Básica/Colégio Santo Inácio, prof.deborarocha@gmail.com

Resumo: “A ciência de que se gosta não é necessariamente aquela que está nos livros de ciência”, a citação inicial remete ao Sítio do Picapau Amarelo, em específico um trecho de um dialogo entre Pedrinho e Dona Benta. Essa fala representa a forma de pensar de muitas crianças e também de muitos professores de crianças. Nesse sentido a utilização da literatura no ensino das ciências, pode, pela sua ludicidade, representar uma possibilidade real de romper com o ensino tradicional. Assim como a literatura, a Astronomia pode ser considerada um “motor” poderoso o suficiente para despertar a curiosidade pela ciência e proporcionar ao professor um trabalho interdisciplinar. Nesse contexto objetiva-se com este trabalho fazer um levantamento por meio da pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, das obras infanto-juvenis que abordem a temática Astronomia, e dentre elas, elencar uma para apresentar as possibilidades de um trabalho interdisciplinar, a fim de que o professor possa conhecer as potencialidades da obra. Após o levantamento das obras escolhemos Viagem ao céu, de Monteiro Lobato. Esta obra é constituída pelas histórias de Dona Benta e pelas aventuras espaciais de Pedrinho, Narizinho e Emília. Aventuras que permitem ao professor de ciências discutir assuntos como: calendários (relacionando história e matemática), estações do ano (relacionando ciências e geografia), distâncias astronômicas (relacionando matemática e artes), sistema solar (relacionando ciências, geografia e matemática), entre outras possibilidades. Assim, esperamos proporcionar ao professor que escolher tal livro para trabalhar uma possibilidade de apresentar o céu e as relações astronômicas, não apenas com termos científicos e dados numéricos, mas também de uma forma lúdica, evidenciando a interdisciplinaridade e ressaltando fascínio pelo universo.

Palavras-chave: Literatura; Astronomia; Ensino de Ciências; Interdisciplinaridade.

Trabalho Completo