– Programação Geral
26/07/2016 Terça-feira |
27/07/2016 Quarta-feira |
28/07/2016 Quinta-feira |
29/07/2016 Sexta-feira |
|
8:00-9:40 | Curso para Professores – Programação em separado (Colégio Santo Agostinho) |
Comunicações Orais A (Sala de Cinema – IFG) |
Comunicações Orais D (Auditório – IFG) | Comunicações Orais E (Auditório – IFG) |
9:40-10:30 | Coffee break (Colégio Santo Agostinho) |
Pôsteres A Lançamento de livros (Entrada e Pátio frontal ao Auditório – IFG) |
Pôsteres C Foto coletiva dos participantes (Pátio frontal ao Auditório – IFG) |
Pôsteres E
(Pátio frontal ao Auditório – IFG) |
10:30-12:10 | Curso para Professores (Colégio Santo Agostinho) |
Comunicações Orais B (Auditório – IFG) |
Palestra 2 (Auditório – IFG) |
Comunicações Orais F (Auditório – IFG) |
12:10-14:00 | Intervalo | Intervalo | Intervalo | Intervalo |
14:00-15:30 | Curso para Professores (Colégio Santo Agostinho) |
Mesa Redonda 1 (Auditório – IFG) |
Encontros de pesquisas (Sala de Cinema – IFG e Planetário da UFG) |
Mesa Redonda 2 (Auditório – IFG) |
15:30-16:30 | Coffee break (Colégio Santo Agostinho) |
Coffee break Pôsteres B (Pátio frontal ao Auditório – IFG) |
Coffee break Pôsteres D (Pátio frontal ao Auditório – IFG) |
Coffee break Pôsteres F (Pátio frontal ao Auditório – IFG) |
16:30-18:10 | Curso para Professores (Colégio Santo Agostinho) Credenciamento e entrega de materiais |
Comunicações Orais C (Auditório – IFG) |
Assembleia (Sala de Cinema – IFG) |
Encerramento (Auditório – IFG) |
18:30 | Cerimônia de Abertura e Palestra 1 (Auditório – IFG) | Atividade cultural 1 (Planetário da UFG) | Atividade cultural 2 (Planetário da UFG) |
26/07
Cerimônia de Abertura
Palestra 1
Cuestiones actuales de Didáctica de la Astronomia entre Tolomeu y Copérnico
Nicoletta Lanciano (Università di Roma “La Sapienza” – Itália)
Local: Auditório – IFG
27/07
Mesa Redonda 1
Pesquisa e Ensino de Astronomia Cultural
Luís Paulo de Carvalho Piassi (USP)
Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
Mediador: Jorge Ernesto Horvath (USP)
Local: Auditório – IFG
Atividade Cultural 1
Sessão de Planetário e observação do céu com telescópios
Local: Planetário da UFG
28/07
Palestra 2
Astronomia Cultural no Ensino de Astronomia?
Luiz Carlos Jafelice (UFRN)
Local: Auditório – IFG
Encontros de Pesquisa
Projeto de Observação Conjunta
Coordenador: Néstor Camino (UNPSJB – Argentina)
Local: Sala de Cinema – IFG
A Pós-Graduação em ensino e educação em Astronomia no Brasil
Coordenador: Paulo H. A. Sobreira (UFG)
Local: Planetário da UFG
Atividade Cultural 2
Atração Musical e observação do céu com telescópios
Local: Planetário da UFG
29/07
Mesa Redonda 2
A Astronomia nas Bases Curriculares Comuns
Elysandra Figueredo Cypriano (USP)
Cristina Leite (USP)
Geovana Reis (UFG)
Mediador: Juan Bernardino Marques Barrio (UFG)
Local: Auditório – IFG
– Cursos para pesquisadores em Educação em Astronomia e III Escola de Formação de Professores em Educação em Astronomia
Dia 26/07/2016 – terça-feira, em quatro horários entre 8h e 18h.
Colégio Santo Agostinho – Goiânia – GO
Rua 55 n. 63, esquina com Rua 56 (entrada pela Rua 56)
Evento do IV SNEA – Simpósio Nacional de Educação em Astronomia
Inscrições gratuitas e até dia 15/07/2016
Faça a sua inscrição aqui: https://snea-iv.planetarios.org.br/cursos
Programação dos Cursos
SALA A
III ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA |
SALA B
III ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA
|
SALA C
CURSOS PARA PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA |
|
8:00-9:30 | Desenhando corretamente as órbitas dos planetas e cometas de olhos fechados
João Batista Garcia Canalle (UERJ) |
Ensinando sobre as fases da Lua: um experimento simples e de baixo custo
Melina Silva de Lima (Faculdades SENAI) |
|
9:30-10:30 | Coffee break | Coffee break | Coffee break |
10:30-12:00 | Comparação dos volumes dos planetas e do Sol e do Sol com as demais estrelas
João Batista Garcia Canalle (UERJ) |
Construção de telescópios refratores de baixo custo
Gustavo Iachel (UEL) |
|
12:00-14:00 | Intervalo | Almoço | Almoço |
14:00-15:30 | Estrelas
Jorge Ernesto Horvath (USP) |
De Kepler a Newton: gravitação universal ao alcance de todos (1ª parte)
Eliana Fernandes Borragini (UFRGS) |
Metodologias de pesquisa em Educação em Astronomia
Juan Bernardino Marques Barrio (UFG) |
15:30-16:30 | Coffee break | Coffee break | Coffee break |
16:30-18:00 | Cosmologia
Jorge Ernesto Horvath (USP) |
De Kepler a Newton: gravitação universal ao alcance de todos (2ª parte)
Eliana Fernandes Borragini (UFRGS) |
Educação com Astronomia
Rodolpho Caniato |
PROGRAMAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES ORAIS E DE PÔSTERS
Para ver a Programação das Apresentações, clique aqui.
– Comunicações Orais e Painéis
APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Comunicações Orais
Tempo de Apresentação: 15 minutos + 5 minutos de discussão
Comunicações Orais A (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG
Coordenador: Paulo S. Bretones |
||||
Hora
|
Título do trabalho | Autores | resumo | |
8h | O ENSINO DE ASTRONOMIA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS: RELAÇÕES POSSÍVEIS
|
Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento | p. | |
8h20 | INTERPRETAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE LICENCIANDOS EM FÍSICA ACERCA DOS MODELOS GEOCÊNTRICO E HELIOCÊNTRICO
|
Flávia Polati e João Zanetic | p. | |
8h40 | CONCEPÇÕES SOBRE O SOL: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO
|
Marcia Regina Santana Pereira | p. | |
9h | UM ESTUDO SOBRE AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DO MOVIMENTO APARENTE DO SOL NO CONTEXTO DO PROJETO ANALEMA
|
Bianca Gellacic, Vanessa Maira dos Santos, Rodolfo Langhi | p. | |
9h20 | UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
|
Daniel Trevisan Sanzovo e Carlos Eduardo Laburú | p. | |
Comunicações Orais B (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG
Coordenador: Elizandra Freitas Moraes Borges |
||||
Hora
|
Título do trabalho | Autores | resumo | |
10h30 | O ENSINO DE ASTRONOMIA NO NÍVEL MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE
|
João Feliciano de Souza Júnior e Auta Stella de Medeiros Germano | p. | |
10h50 | ESTILOS DE PENSAMENTO E AS INTERPRETAÇÕES SETECENTISTAS SOBRE A ORIGEM DAS MANCHAS SOLARES
|
Maria Amélia Monteiro | p. | |
11h10 | O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO ABORDAGEM DIDÁTICA EM TEMAS DE ASTRONOMIA: POSSIBILIDADES DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | Fábio Matos Rodrigues, Viviane Briccia do Nascimento, Camile Barbosa Moraes | p. | |
11h30 | INSERÇÃO DE EXPERIMENTOS HISTÓRICOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDOS EM FÍSICA NO PROJETO ERATÓSTENES 2015
|
Flávia Polati et al. | p. | |
11h50 | UM RECORTE SOBRE A EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CURITIBA: Documento oficial e Professores
|
Angel Honorato e Marcos Antonio Florczak | p. | |
Comunicações Orais C (quarta-feira 27/07) – Sala de Cinema – IFG
Coordenador: Juan Bernardino Marques Barrio |
||||
Hora
|
Título do trabalho | Autores | resumo | |
16h30 | O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS CONTEXTOS BRASILEIRO E PORTUGUÊS
|
Alessandra Daniela Buffon e Marcos Cesar Danhoni Neves | p. | |
16h50 | ELEMENTOS DE ASTRONOMIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO DO OITOCENTOS BRASILEIRO
|
Elrismar Auxiliadora Gomes de Oliveira e Cristina Leite | p. | |
17h10 | A LEI FEDERAL Nº 11.645 E OS MATERIAIS DIDÁTICOS EM ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL
|
Marta de Souza Rodrigues e Cristina Leite | p. | |
17h30 | Ensino de Astronomia no Ensino Médio, uma proposta
|
Evonir Albrecht e Marcos Rincon Voelzke | p. | |
17h50 | Noções de Astrofísica e de Cosmologia Moderna nas Aulas de Física do Ensino Médio: Uma Sequência Didática a partir do Paradoxo de Olbers
|
Sophia Feld Santos e Marcos Antonio Florczak | p. | |
Comunicações Orais D (quinta-feira 28/07) – Auditório – IFG
Coordenador: Daniel Bruno Vinhal dos Reis |
Hora
|
Título do trabalho | Autores | resumo | |
8h | OBSERVANDO A LUA COM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA
|
Paula Cristina da Silva Gonçalves Simon e Paulo Sérgio Bretones | p. | |
8h20 | A EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO DE OLHO NO CÉU: ENSINO DE ASTRONOMIA PARA ALUNOS/AS DO FUNDAMENTAL
|
Uélber de Carvalho Farias et al. | p. | |
8h40 | A LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES NA PRIMEIRA FASE DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA “VIAGEM AO CÉU” COM MONTEIRO LOBATO
|
Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernadino Marques Barrio | p. | |
9h | A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE STELLARIUM COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TÓPICOS DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
|
Graciene Carvalho Vieira, Arilson Paganotti, Marcos Rincon Voelzke | p. | |
9h20 | TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) E O ENSINO DE ASTRONOMIA: O USO DO SOFTWARE STELLARIUM NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
|
Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento | p. | |
Comunicações Orais E (sexta-feira 29/07) – Auditório – IFG
Coordenador: Lídia Carla do Nascimento |
||||
Hora
|
Título do trabalho | Autores | resumo | |
8h | O ENSINO DE ASTRONOMIA SOB A LUZ DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: AS ESTAÇÕES DO ANO
|
Agatha Ribeiro Santana e Rodolfo Langhi | p. | |
8h20 | UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA AS ESTAÇÕES DO ANO | Daiana Pellenz e Odilon Giovannini | p. | |
8h40 | UMA PROPOSTA DE ENSINO PROBLEMATIZADORA E DIALÓGICA SOBRE O SISTEMA SOL-TERRA-LUA.
|
Sérgio Mascarello Bisch | p. | |
9h | DETERMINAÇÃO OBSERVACIONAL DO ANALEMA. PROJETO DE OBSERVAÇÃO COMUM SULAMERICANO
|
Néstor Camino et al. | p. | |
9h20 | SOMBRAS NUMA MONTANHA. DETERMINACAO DA VELOCIDADE DA ROTAÇÃO TERRESTRE
|
Néstor Camino et al. | p. | |
Comunicações Orais F (sexta-feira 29/07) – Auditório – IFG
Coordenador: Sérgio M. Bisch |
||||
Hora
|
Título do trabalho | Autores | resumo | |
10h30 | A OBSERVAÇÃO DO CÉU NAS PROPOSTAS CURRICULARES ESTADUAIS E NOS LIVROS DIDÁTICOS
|
Gleice Kelen Dornelles Costa e Cristina Leite | p. | |
10h50 | EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM UM PLANETÁRIO MÓVEL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
|
Sonia Elisa Marchi Gonzatti, Andreia Spessatto De Maman, Werner Haetinger | p. | |
11h10 | REPRESENTAÇÕES SOBRE AS ESTRUTURAS DO UNIVERSO EM UMA VISITA AO PLANETÁRIO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
|
Bruna Raíssa Gomes dos Santos e Auta Stella de Medeiros Germano | p. | |
11h30 | VISITAS ESCOLARES EM UM OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO: CONHECIMENTO, INTERESSES E EXPECTATIVAS DOS ALUNOS
|
Fernando Roberto da Costa Linhares e Silvania Sousa do Nascimento | p. | |
11h50 | FORMAÇÃO DE MONITORES PARA ATIVIDADES DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA ASTRONOMIA: UMA NECESSIDADE ATUAL
|
Lucas Guimarães Barros e Rodolfo Langhi | p. |
APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Painéis
Local: Pátio do IFG
Autores devem estar disponíveis junto aos seus painéis
Painéis A – 9h40-10h30 (quarta-feira 27/07) | ||
Título do trabalho
|
Autores | resumo |
CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | Antonio José Mineiro Junior, Kleyton Pereira Martins da Silva, Juan Bernardino Marques Barrio | p. |
OBSERVAÇÃO CELESTE A OLHO DESARMADO | Wilson Henrique Tatto, Gelson Folle, Tina Andreolla | p. |
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO | João Paulo Brito Siqueira e Victor Peres Silva | p. |
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA | Bruno Souza Lima, Alessandra Lisboa da Silva, Marcos Paulo Barbosa | p. |
UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN | Danilo Olimpio de Aquino e Ciclamio Leite Barreto | p. |
Desenhos no Céu | Lídia Carla do Nascimento et al. | p. |
ANÁLISE E PREVISÃO DA ATIVIDADE SOLAR | Marina Marques de Almeida Rosa da Cruz et al. | p. |
O USO DO GNOMON NO ESTUDO DA ASTRONOMIA E SUA SIMULAÇÃO EM SALA DE AULA | Heliomárzio Rodrigues Moreira, Mairton Cavalcante Romeu, Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia | p. |
O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I | Valéria Alves da Costa et al. | p. |
LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS À PROPULSÃO DE ÁGUA | Tina Andreolla e Magnun Felipe Maciel | p. |
ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL | Lizangela Maria Almeida da Silva et al. | p. |
METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO. | Mateus Araujo Bezerra Gamper, Robson Medrado de Oliveira, Juan Bernardino Marques Barrio | p. |
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONOMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II | Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia do Nascimento | p. |
Painéis B – 15h40-16h30 (quarta-feira 27/07) | ||
Título do trabalho
|
Autores | resumo |
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D | Leandro Donizete Moraes e Arthur Justiniano Roberto Júnior | p. |
COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Robson Medrado de Oliveira, Mateus Araujo Bezerra Gamper, Juan Bernardino Marques Barrio | p. |
PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO | Robson Leone Evangelista e Sérgio Mascarello Bisch | p. |
RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA | Victor Teodoro de Souza e Juan Bernardino Marques Barrio | p. |
ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA | Viviane Magnan Savela Silva et al. | p. |
UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR | Alessandro Chicarelli Pereira e Lev Vertchenko | p. |
ASTRONOMIA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL | Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernardino Marques Barrio | p. |
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL | Daniel Bruno Vinhal dos Reis | p. |
A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA. | Luís Fernando Gomes Fernandes e Alexsandro Pereira Lima | p. |
CONSTRUINDO O DIAGRAMA HR COM O USO DO STELLARIUM NO ENSINO MÉDIO | Maurício Girardi, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito | p. |
A INFLUÊNCIA DO SOL SOBRE AS FORÇAS DE MARÉS | Eduardo Rocha de Souza | p. |
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL | Clara Lúcia F. de Souza, Alexandra G. da Silva, Damiana P. de Sousa | p. |
Painéis C – 9h40-10h30 (quinta-feira 28/07) | ||
Título do trabalho
|
Autores | resumo |
ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS. | Áurea Cristina Pires Marcelino e Leiana Camargo | p. |
MAPAS CONCEITUAIS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO | Marconi Frank Barros e Sérgio Mascarello Bisch | p. |
MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA | Marcelo Antonio Amorim et al. | p. |
Software CELESTIA em Parceria com o Observatório SOFIA: Ferramentas de Divulgação e Alfabetização Científica | Luis Ricardo Pereira Mucciaroni et al. | p. |
ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA | Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira e Jorge Ernesto Horvath | p. |
SIMULADOR DIGITAL DAS LEIS DE KEPLER NO ENSINO DE ASTRONOMIA | Edriano Carlos Campana e Rodolfo Langhi | p. |
ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA | Anderson Giovani Trogello et al. | p. |
MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Mariella Patti e Rodolfo Langhi | p. |
DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA | Rodrigo de Souza e Elysandra Figueredo Cypriano | p. |
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA | Mateus Benevenutti Moreira e Aline Tiara Mota | p. |
OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA | Bruno Souza Lima e Alessandra Lisboa da Silva | p. |
ENSINO DE CONTEÚDOS RELATIVOS À EXOPLANETOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM FÍSICA | Gustavo Iachel | p. |
Painéis D – 15h40-16h30 (quinta-feira 28/07) | ||
Título do trabalho
|
Autores | resumo |
OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA | Marcos Daniel Longhini, Hanny Angeles Gomide, Thiago Machado Luz | p. |
DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE MIDIAS DIGITAIS | Carolina Rothe Mayer, Tina Andreolla, Luísa Teodoro | p. |
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA | Michel Corci Batista et al. | p. |
A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA | Wagner Carvalho Peixoto e Arilson Paganotti | p. |
O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA | Brendon Sebastião Marcos Barros et al. | p. |
O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. | Peter Leroy Faria e Renato Augusto de Jesus | p. |
CARACTERIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE ASTRONOMIA E ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS | Renata Cristina de Andrade Oliveira et al. | p. |
CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO EM GRUPO DE PROFESSORES DE PORTO ALEGRE | Afonso Moresco Zucco, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito | p. |
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Rachel Zuchi Faria et al. | p. |
INVESTIGANDO O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR | Gabriel Wolter Martell, Paulo Lima Junior, Daniela Borges Pavani | p. |
Painéis E – 9h40-10h30 (sexta-feira 29/07) | ||
Título do trabalho
|
Autores | resumo |
UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ASTRONOMIA DO HEMISFÉRIO NORTE PARA O HEMISFÉRIO SUL | Telma Cristina Dias Fernandes, Roberto Nardi, Nicoletta Lanciano | p. |
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? | Fabiana Andrade de Oliveira e Rodolfo Langhi |
p. |
PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO | Fabrizio de Almeida Ribeiro, Juliana Vasconcelos Braga, Lídia Carla do Nascimento |
p. |
A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA
|
Kleyton Pereira Martins da Silva e Antonio Jose Mineiro Junior
|
p. |
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ASTRONOMIA
|
Isabela Marinho Menezes e Jose Roberto Nogueira
|
p. |
ASTRONOMIA NA ESCOLA
|
Isabela Marinho Menezes e Angel Fidel Vilche Pena
|
p. |
VOLTA AO MUNDO EM 80 CARTÕES
|
Wanderley Marcílio Veronez, Avanilde Polak, Marcelo Emilio
|
p. |
O USO DA ASTROFOTOGRAFIA PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA: TÉCNICA E METODOLOGIA
|
Laura Neves do Amaral, João Rodrigo Souza Leão, Fabrício Ferrari
|
p. |
ASTROFÍSICA: CIÊNCIA E CULTURA NA TERCEIRA IDADE
|
Guilherme Bruxel e Alan Alves Brito
|
p. |
Painéis F – 15h40-16h30 (sexta-feira 29/07) | ||
Título do trabalho
|
Autores | resumo |
OS PRIMEIROS 7 ANOS DO OBSERVATÓRIO SOFIA: GÊNESE, OBSERVAÇÕES, DIVULGAÇÃO, ASTROFOTOGRAFIA E IMPACTO
|
João Rodrigo Souza Leão et al.
|
p. |
DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DO PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS
|
Juliana Vasconcelos Braga et al.
|
p. |
A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
|
Ana Maria Vieira de Souza et al.
|
p. |
PROJETO ERATÓSTENES BRASIL 2010 A 2015
|
Samanta Ferreira Silva Antonio
|
p. |
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA
|
Érika Kênia Sales Pereira
|
p. |
CONCEPÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR DE ESTUDANTES DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE VITÓRIA, ES
|
Estevão Prezentino Sant’Anna e Sérgio Mascarello Bisch
|
p. |
ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS
|
Maria José Ribeiro de Sá et al.
|
p. |
O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: RELATO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL
|
Ellen Regina Romero Barbosa, Hamilton Perez Soares Corrêa, Paula Santos Orofino
|
p. |
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”
|
Tomás Parussolo Alves dos Santos e Aline Tiara Mota
|
p. |
ASTRONOMIA CULTURAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODELOS
|
Flaubert Meira Rocha Lacerda
|
p. |