APRESENTAÇÕES DOS TRABALHOS – Painéis Local: Pátio do IFG Autores devem estar disponíveis junto aos seus painéis nos horários indicados abaixo p. 37 p. 38 p. 39 p. 40 p. 41 p. 42 p. 44 p. 45 p. 47 p. 48 p. 49 p. 50 p. 52 p. 54 p. 56 p. 57 p. 58 p. 60 p. 61 p. 62 p. 63 p. 64 p. 66 p. 68 p. 70 p. 71 p. 72 p. 74 p. 75 p. 76 p. 77 p. 79 p. 80 p. 81 p. 82 p. 83 p. 84 p. 85 p. 86 p. 87 p. 89 p. 91 p. 92 p. 94 p. 96 p. 98 p. 100 p. 101 p. 102 p. 103 p. 104 p. 105 p. 106 p. 107 p. 108 p. 110 p. 111 p. 113 p. 114 p. 115 p. 116 p. 117 p. 119 p. 121 p. 122 Comunicações em Painéis CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS OBSERVAÇÃO CELESTE A OLHO DESARMADO CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN Desenhos no Céu ANÁLISE E PREVISÃO DA ATIVIDADE SOLAR O USO DO GNOMON NO ESTUDO DA ASTRONOMIA E SUA SIMULAÇÃO EM SALA DE AULA O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS À PROPULSÃO DE ÁGUA ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO. CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONOMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR ASTRONOMIA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA. CONSTRUINDO O DIAGRAMA HR COM O USO DO STELLARIUM NO ENSINO MÉDIO A INFLUÊNCIA DO SOL SOBRE AS FORÇAS DE MARÉS UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS. MAPAS CONCEITUAIS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA Software CELESTIA em Parceria com o Observatório SOFIA: Ferramentas de Divulgação e Alfabetização Científica ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA SIMULADOR DIGITAL DAS LEIS DE KEPLER NO ENSINO DE ASTRONOMIA ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA ENSINO DE CONTEÚDOS RELATIVOS À EXOPLANETOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM FÍSICA OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA DIVULGAÇÃO DA ASTRONOMIA ATRAVÉS DE MIDIAS DIGITAIS A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. CARACTERIZAÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DE ASTRONOMIA E ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS CURSISTAS CONCEPÇÕES DE CIÊNCIA: INVESTIGAÇÃO EM GRUPO DE PROFESSORES DE PORTO ALEGRE A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA INVESTIGANDO O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES DE PROGRAMAS DE EXTENSÃO NO COTIDIANO ESCOLAR UM ESTUDO SOBRE A ADAPTAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO EM ASTRONOMIA DO HEMISFÉRIO NORTE PARA O HEMISFÉRIO SUL A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS? PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO A ASTRONOMIA COMO FERRAMENTA DE INTEGRAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ASTRONOMIA ASTRONOMIA NA ESCOLA VOLTA AO MUNDO EM 80 CARTÕES O USO DA ASTROFOTOGRAFIA PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA: TÉCNICA E METODOLOGIA ASTROFÍSICA: CIÊNCIA E CULTURA NA TERCEIRA IDADE OS PRIMEIROS 7 ANOS DO OBSERVATÓRIO SOFIA: GÊNESE, OBSERVAÇÕES, DIVULGAÇÃO, ASTROFOTOGRAFIA E IMPACTO DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DO PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PROJETO ERATÓSTENES BRASIL 2010 A 2015 EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA CONCEPÇÕES SOBRE O SISTEMA SOLAR DE ESTUDANTES DA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE VITÓRIA, ES ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: RELATO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA CULTURAL O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE” ASTRONOMIA CULTURAL EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA DISCUSSÃO SOBRE MODELOS
IV SNEA – Atas – ISSN – Comunicações em painéis
Painéis A – 9h40-10h30 (quarta-feira 27/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
CONSTRUINDO OS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DO UNIVERSO NO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Antonio José Mineiro Junior, Kleyton Pereira Martins da Silva, Juan Bernardino Marques Barrio
CP 1
OBSERVAÇÃO CELESTE A OLHO DESARMADO
Wilson Henrique Tatto, Gelson Folle, Tina Andreolla
CP 2
CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO ACERCA DA VIDA NO UNIVERSO
João Paulo Brito Siqueira e Victor Peres Silva
CP 3
A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Bruno Souza Lima, Alessandra Lisboa da Silva, Marcos Paulo Barbosa
CP 4
UM ASPECTO DO ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO NO INTERIOR DO RN
Danilo Olimpio de Aquino e Ciclamio Leite Barreto
CP 5
Desenhos no Céu
Lídia Carla do Nascimento et al.
CP 6
ANÁLISE E PREVISÃO DA ATIVIDADE SOLAR
Marina Marques de Almeida Rosa da Cruz et al.
CP 7
O SOFTWARE STELLARIUM COMO MEDIADOR TECNOLÓGICO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA EM SÉRIES DO FUNDAMENTAL I
Valéria Alves da Costa et al.
CP 8
LANÇAMENTO DE FOGUETES DIDÁTICOS À PROPULSÃO DE ÁGUA
Tina Andreolla e Magnun Felipe Maciel
CP 9
ASTROBIOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E TRANSDISCIPLINAR PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Lizangela Maria Almeida da Silva et al.
CP 10
METODOLOGIA ATIVA E INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE FUSO HORÁRIO NO ENSINO MÉDIO.
Mateus Araujo Bezerra Gamper, Robson Medrado de Oliveira, Juan Bernardino Marques Barrio
CP 11
CONSTRUÇÃO DE MODELOS ASTRONOMICOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: UMA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II
Fábio Matos Rodrigues e Viviane Briccia
CP 12
Painéis B – 15h40-16h30 (quarta-feira 27/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA COM O USO DO SOFTWARE ASTRO 3D
Leandro Donizete Moraes e Arthur Justiniano Roberto Júnior
CP 13
COORDENADAS GEOGRÁFICAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Robson Medrado de Oliveira, Mateus Araujo Bezerra Gamper, Juan Bernardino Marques Barrio
CP 14
PROBLEMATIZAÇÃO E DIALOGICIDADE NO ENSINO DE ASTRONOMIA PARA O ENSINO MÉDIO: JÚRI SIMULADO SOBRE A NECESSIDADE DE INVESTIMENTOS EM PESQUISAS SOBRE O UNIVERSO
Robson Leone Evangelista e Sérgio Mascarello Bisch
CP 15
RPG: FERRAMENTA DE ENSINO EM ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Victor Teodoro de Souza e Juan Bernardino Marques Barrio
CP 16
ASTRONOMIA: MOTIVAÇÃO NO APRENDIZADO DE PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
Viviane Magnan Savela et al.
CP 17
UMA PRÁTICA DE DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE SOLAR
Alessandro Chicarelli Pereira e Lev Vertchenko
CP 18
ASTRONOMIA NA LITERATURA INFANTO-JUVENIL
Elizandra Freitas Moraes Borges e Juan Bernardino Marques Barrio
CP 19
ASTRONOMIA COMO ELETIVA NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Daniel Bruno Vinhal dos Reis
CP 20
A ÚLTIMA PERGUNTA: O CONTO DE FICÇÃO CIENTÍFICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE ASTRONOMIA.
Luís Fernando Gomes Fernandes e Alexsandro Pereira Lima
CP 21
CONSTRUINDO O DIAGRAMA HR COM O USO DO STELLARIUM NO ENSINO MÉDIO
Maurício Girardi, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito
CP 22
A INFLUÊNCIA DO SOL SOBRE AS FORÇAS DE MARÉS
Eduardo Rocha de Souza
CP 23
UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: JOGO BATALHA ESPACIAL
Clara Lúcia F. de Souza, Alexandra G. da Silva, Damiana P. de Sousa
CP 24
Painéis C – 9h40-10h30 (quinta-feira 28/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
ENSINO ATRAVÉS DE MIDIAS VISUAIS DO SOL E SUAS CARACTERÍSTICAS.
Áurea Cristina Pires Marcelino e Leiana Camargo
CP 25
MAPAS CONCEITUAIS E SEU USO COMO FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM E ENSINO DE CONCEITOS DE ASTRONOMIA: UM ESTUDO DE CASO
Marconi Frank Barros e Sérgio Mascarello Bisch
CP 26
MODELO TRIDIMENSIONAL DO SOL: RECURSO DIDÁTICO PARA ANALISAR DIMENSÕES DA ESTRUTURA INTERNA E ORIGEM DA SUA ENERGIA
Marcelo Antonio Amorim et al.
CP 27
Software CELESTIA em Parceria com o Observatório SOFIA: Ferramentas de Divulgação e Alfabetização Científica
Luis Ricardo Pereira Mucciaroni et al.
CP 28
ASTROFÍSICA ESTELAR E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE FÍSICA
Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira e Jorge Ernesto Horvath
CP 29
Simulador Digital das Leis de Kepler no Ensino de Astronomia
Edriano Carlos Campana e Rodolfo Langhi
CP 30
ESFERA DE MADEIRA: UMA PROPOSTA DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Anderson Giovani Trogello et al.
CP 31
MODELO EM ESCALA DE TAMANHO DO SISTEMA SOLAR: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Mariella Patti e Rodolfo Langhi
CP 32
DESENVOLVIMENTO DE UM MOOC EM ASTROBIOLOGIA: UMA ABORDAGEM ÀS ORIGENS DA VIDA
Rodrigo de Souza e Elysandra Figueredo Cypriano
CP 33
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM CTS NO ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UMA SITUAÇÃO ENVOLVENDO A ASTRONÁUTICA
Mateus Benevenutti Moreira e Aline Tiara Mota
CP 34
OBA! UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA NO ENSINO DE ASTRONOMIA
Bruno Souza Lima e Alessandra Lisboa da Silva
CP 35
ENSINO DE CONTEÚDOS RELATIVOS À EXOPLANETOLOGIA NA GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Gustavo Iachel
CP 36
Painéis D – 15h40-16h30 (quinta-feira 28/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
OBSERVATÓRIO LOCAL DO HORIZONTE DA ESCOLA – OLHE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA
Marcos Daniel Longhini, Hanny Angeles Gomide, Thiago Machado Luz
CP 37
Divulgação da Astronomia através de midias digitais
Carolina Rothe Mayer, Tina Andreolla, Luísa Teodoro
CP 38
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DOS ANOS INICIAIS NO ESTADO DO PARANÁ PARA O ENSINO DA ASTRONOMIA
Michel Corci Batista et al.
CP 39
A PARTICIPAÇÃO DOS PIBIDIANOS DE FÍSICA DO IFMG CONGONHAS NA PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CÔNEGO LUIZ VIEIRA DA SILVA NA XVIII OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA
Wagner Carvalho Peixoto e Arilson Paganotti
CP 40
O ENSINO DE ASTRONOMIA, ASTROFÍSICA E COSMOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR DE FÍSICA
Brendon Sebastião Marcos Barros et al.
CP 41
O ENSINO DE ASTRONOMIA NAS UNIVERSIDADES PARA OS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.
Peter Leroy Faria e Renato Augusto de Jesus
CP 42
Caracterização de um Curso de Extensão Universitária de Astronomia e Análise da Percepção dos Cursistas
Renata Cristina de Andrade Oliveira et al.
CP 43
Concepções de Ciência: Investigação em grupo de professores de Porto Alegre
Afonso Moresco Zucco, Daniela Borges Pavani, Alan Alves Brito
CP 44
A CONTEXTUALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rachel Zuchi Faria et al.
CP 45
Investigando o impacto das intervenções de programas de extensão no cotidiano escolar
Gabriel Wolter Martell, Paulo Lima Junior, Daniela Borges Pavani
CP 46
Painéis E – 9h40-10h30 (sexta-feira 29/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
Um estudo sobre a adaptação de material didático em Astronomia do Hemisfério Norte para o Hemisfério Sul
Telma Cristina Dias Fernandes, Roberto Nardi, Nicoletta Lanciano
CP 47
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM ASTRONOMIA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?
Fabiana Andrade de Oliveira e
Rodolfo LanghiCP 48
PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Fabrizio de Almeida Ribeiro,
Juliana Vasconcelos Braga, Lídia Carla do NascimentoCP 49
A Astronomia como Ferramenta de Integração da Família na Escola
Kleyton Pereira Martins da Silva e Antonio Jose Mineiro Junior
CP 50
RELATO DE EXPERIÊNCIA EM ASTRONOMIA
Isabela Marinho Menezes e
Jose Roberto NogueiraCP 51
Astronomia na Escola
Isabela Marinho Menezes e Angel Fidel Vilche Pena
CP 52
VOLTA AO MUNDO EM 80 CARTÕES
Wanderley Marcílio Veronez, Avanilde Polak, Marcelo Emilio
CP 53
O USO DA ASTROFOTOGRAFIA PARA A DIVULGAÇÃO DE ASTRONOMIA: TÉCNICA E METODOLOGIA
Laura Neves do Amaral, João Rodrigo Souza Leão, Fabrício Ferrari
CP 54
ASTROFÍSICA: CIÊNCIA E CULTURA NA TERCEIRA IDADE
Guilherme Bruxel e Alan Alves Brito
CP 55
Painéis F – 15h40-16h30 (sexta-feira 29/07)
Título do trabalho
Autores
resumo
OS PRIMEIROS 7 ANOS DO OBSERVATÓRIO SOFIA: GÊNESE, OBSERVAÇÕES, DIVULGAÇÃO, ASTROFOTOGRAFIA E IMPACTO
João Rodrigo Souza Leão et al.
CP 56
DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CULTURA CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA: ESTUDO DE CASO DO PLANETÁRIO DIGITAL DE ANÁPOLIS
Juliana Vasconcelos Braga et al.
CP 57
A DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Maria Vieira de Souza et al.
CP 58
Projeto Eratóstenes Brasil 2010 a 2015
Samanta Ferreira Silva Antonio, Heloisa Alves Di Raimo, Rodolfo Langhi
CP 59
EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA POR MEIO DA GEOGRAFIA E DA CULTURA
Érika Kênia Sales Pereira
CP 60
Concepções sobre o Sistema Solar de Estudantes da Modalidade da Educação de Jovens e Adultos de Vitória, ES
Estevão Prezentino Sant’Anna e Sérgio Mascarello Bisch
CP 61
ENSINO INTERCULTURAL EM ASTRONOMIA COM CRIANÇAS INDÍGENAS
Maria José Ribeiro de Sá et al.
CP 62
O CÉU FALA E OS POVOS OUVEM: relato de uma ação pedagógica no ensino de astronomia cultural
Ellen Regina Romero Barbosa, Hamilton Perez Soares Corrêa, Paula Santos Orofino
CP 63
O ESSENCIAL É INVISÍVEL AOS OLHOS: UMA PROPOSTA DE AULA BASEADA EM PASSAGENS DO LIVRO “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Tomás Parussolo Alves dos Santos e Aline Tiara Mota
CP 64
Astronomia Cultural em uma sequência didática: uma discussão sobre modelos
Flaubert Meira Rocha Lacerda
CP 65
Antonio José Mineiro Junior (Universidade Federal de Goiás), Kleyton Pereira Martins da Silva (Universidade Federal de Goiás), Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás)
Wilson Henrique Tatto (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco), Gelson Folle (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco), Tina Andreolla (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Pato Branco)
João Paulo Brito Siqueira (IFNMG/Licenciatura em Ciencias Biologicas) e Victor Peres Silva (UFOP/Mestrado em Ensino de Ciências)
Bruno Souza Lima (Universidade de Brasília/Instituto de Física), Alessandra Lisboa da Silva (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação), Marcos Paulo Barbosa (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação)
Danilo Olimpio de Aquino (UFRN/Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) e Ciclamio Leite Barreto (UFRN/Departamento de Física, Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)
Lidia Carla do Nascimento (Universidade Estadual de Goiás), Cleide Sandra Tavares Araujo (Universidade Estadual de Goiás), Igor Lício de Andrade (Universidade Estadual de Goiás), Ana Maria do Nascimento (Escola Municipal João Luiz de Oliveira), Denise Cristina de Sousa Oliveira5 (Escola Municipal Raimunda de Oliveira Passos).
Marina Cruz (Federal/Engenharia Mecânica/UTFPR), Tina Andreolla (Federal/Física/UTFPR), João Capelesso (Federal/Engenharia Mecânica/UTFPR), Sharlane Maria da Costa (Federal/Engenharia Mecânica/UTFPR)
Heliomárzio Rodrigues Moreira, Mairton Cavalcante Romeu, Paulo Otavio Bezerra Freitas Gouveia
Valéria Alves da Costa (Instituto Federal do Piauí /Física), Karine Ramos dos Santos (Universidade Estadual do Piauí /Pedagogia/), Fabrícia Gomes da Silva (Universidade Estadual do Piauí /Pedagogia/), Emanuel Veras de Souza (Instituto Federal do Piauí /Física), Maria Girlandia de Sousa (Instituto Federal do Piauí /Física)
Tina Andreolla (UTFPR-PB/DAFIS) e Magnun Felipe Maciel (UTFPR/Acadêmico de Engenharia Elétrica)
Lizangela Maria Almeida da Silva (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/), Gleice Suellen da Rocha Oliveira (Universidade Federal do Pará/Núcleo de Astronomia/), Luís Carlos Bassalo Crispino (Universidade Federal do Pará/Faculdade de Física/), Amâncio Cesar Santos Friaça (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/)
Mateus Araujo Bezerra Gamper (Colégio Expressão), Robson Medrado de Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás), Juan Bernardino Marques Barrio (Planetário da Universidade Federal de Goiás)
Fábio Matos Rodrigues (Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho” – UNESP – Bauru, Programa de Pós-graduação em Educação para as Ciências) e Viviane Briccia do Nascimento (Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC – Bahia, Departamento de Educação)
Leandro Donizete Moraes (Universidade Federal de Alfenas/ Instituto de Ciências Exatas) e Arthur Justiniano Roberto Júnior (Universidade Federal de Alfenas/ Instituto de Ciências Exatas)
Robson Medrado de Oliveira (Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia de Goiás), Mateus Araujo Bezerra Gamper (Colégio expressão), Juan Bernardino Marques Barrio (Planetário da Universidade Federal de Goiás)
Robson Leone Evangelista (Ifes – Instituto Federal do Espírito Santo/Coordenadoria de Física) e Sérgio Mascarello Bisch (Departamento de Física/UFES e PPGEnFis/UFES)
Victor Teodoro de Souza (Universidade Federal de Goiás) e Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás)
Viviane Magnan Savela (UFRGS/Instituto de Física), Daniela Borges Pavani (UFRGS/Departamento de Astronomia), Carolina Brito (UFRGS/Departamento de Física), Maria Inês Castilho (UFRGS/Instituto de Física/CTBM)
Alessandro Chicarelli Pereira (Sistema Servita de Educação/Escola Regina Pacis) e Lev Vertchenko (PUC Minas)
Elizandra Freitas Moraes Borges (Universidade Federal de Goiás/Planetário UFG/IESA) e Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás/Planetário UFG/IESA)
Daniel Bruno Vinhal dos Reis (Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG, CEPI Pedro Xavier Teixeira), Juan Bernardino Marques Barrio (Universidade Federal de Goiás, Instituto de Estudos Socioambientais, Planetário da UFG/Planetário da UFG)
Luís Fernando Gomes Fernandes (IFPB/Câmpus Catolé do Rocha) e Alexsandro Pereira Lima (UFERSA/Câmpus Pau dos Ferros)
Maurício Girardi (Universidade Federal do Rio Grande do Sul /MPEF), Daniela Borges Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul /MPEF), Alan Alves Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Sul /MPEF)
Eduardo Rocha de Souza (Instituto de Astronomia, Ciências Atmosféricas e Geofísica, Universidade de São Paulo)
Clara Lúcia F. de Souza (Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG), Alexandra G. da Silva (Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG/Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência), Damiana de Sousa (Universidade Federal de Goiás Instituto de Estudos Socioambientais Planetário da UFG/ Colégio Claretiano Coração de Maria)
Áurea Cristina Pires Marcelino (Colégio Objetivo/Docente) e Leiana Camargo (Universidade Federal do ABC/ Mestranda)
Marconi Frank Barros (Secretária de Educação do Estado do Espírito Santo/João Crisóstomo Beleza) e Sérgio Mascarello Bisch (Doutor em Educação, DFis/CCE/UFES e PPGEnFis/UFES)
Marcelo Antonio Amorim et al.
Marcelo Antonio Amorim (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca/Física), Denes Alves de Farias (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca), Cleyton Fernando Mendes Rufino (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca), Edite Maria dos Anjos (Instituto Federal de Pernambuco – Campus Ipojuca)
Mônica Bandecchi da Fonseca Vieira (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas), Jorge Ernesto Horvath (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas)
Edriano Carlos Campana (Centro Paula Souza/Etec Comendador João Rays Barra Bonita/SP) e Rodolfo Langhi (Programa de Pós Graduação em Educação para a Ciência/Unesp Bauru)
Anderson Giovani Trogello (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho/Formação de Professores), Rodolfo Langhi (UNESP/Física), Marcos Cesar Danhoni Neves (UEM/Física/) Janer Vilaça (Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho/Formação de Professores)
Mariella Patti (UNESP – Bauru – SP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência) e Rodolfo Langhi (UNESP – Bauru – SP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física)
Rodrigo de Souza (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) e Elysandra Figueredo Cypriano (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas)
Mateus Benevenutti Moreira (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e Aline Tiara Mota (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro)
Bruno Souza Lima (Universidade de Brasília/Instituto de Física) e Alessandra Lisboa da Silva (Universidade de Brasília/Faculdade de Educação)
Gustavo Iachel (UEL / Departamento de Física)
Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/ Faculdade de Educação), Hanny Angeles Gomide (Universidade Federal de Uberlândia/ Programa de Pós-Graduação em Educação), Thiago Machado Luz (Instituto Federal de Goiás/ Câmpus Itumbiara)
Carolina Rothe Mayer (Federal/Engenharia de Computação/UTFPR), Tina Andreolla (Federal/Física/UTFPR), Luísa Teodoro (Federal/Química/UTFPR)
Michel Corci Batista (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM), Fernanda Peres Ramos (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR-CM), Polonia Altoé Fusinato (Universidade Estadual de Maringá – UEM), Ricardo Francisco Pereira (Universidade Estadual de Maringá – UEM)
Wagner Carvalho Peixoto (Escola Estadual Cônego Luiz Vieira da Silva /Física) e Arilson Paganotti (IFMG-Congonhas/Física)
Brendon Sebastião Marcos Barros (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), Maria Girlandia de Sousa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), Valéria Alves da Costa (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí), Emanuel Veras de Souza (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí)
Peter Leroy Faria (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Museu de Ciências Naturais/GAIA) e Renato Augusto de Jesus (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/Museu de Ciências Naturais/GAIA)
Renata Cristina de Andrade Oliveira (Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG), Elysandra Figueredo Cypriano (Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG), Enos Picazzio (Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG), Maria Regina S. Iacovelli (Universidade de São Paulo – USP/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas – IAG)
Afonso Moresco Zucco (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Física), Daniela Borges Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia), Alan Alves Brito (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Departamento de Astronomia)
Rachel Zuchi Faria (Planetário Johannes Kepler), Daniel Rutkowski Soler (Planetário Johannes Kepler), Evonir Albrect (Universidade Federal do ABC – UFABC/Centro de Matemática, Computação e Cognição – CMCC), Marcos Rogerio Calil (Planetário Johannes Kepler), Marcos Pedroso (Planetário Johannes Kepler), Marilia Rios (Planetário Johannes Kepler)
Gabriel Wolter Martell (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Paulo Lima Junior (Universidade de Brasília), Daniela Borges Pavani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
Telma Cristina Dias Fernandes (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências), Roberto Nardi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus de Bauru, SP / Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência, Faculdade de Ciências), Nicoletta Lanciano (Università La Sapienza – Roma – Itália / Dipartimento di Matematica)
Fabiana Andrade de Oliveira (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Pós-Graduação em Educação para a Ciência) e Rodolfo Langhi (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Departamento de Física/ Pós-Graduação em Educação para a Ciência)
Fabrizio de Almeida Ribeiro (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Juliana Vasconcelos Braga (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Lídia Carla do Nascimento (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis)
Kleyton Pereira Martins da Silva (Universidade Federal de Goiás /Departamento de Pós- Graduação) e Antonio Jose Mineiro Junior (Universidade Federal de Goiás /Departamento de Pós- Graduação)
Isabela Marinho Menezes (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP) e Jose Roberto Nogueira (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP/Departamento de Matemática e Computação)
Isabela Marinho Menezes (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP) e Angel Fidel Vilche Pena (Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – FCT/UNESP /Departamento de Física/)
Wanderley Marcílio Veronez (Colégio SESI Irati), Avanilde Polak (Colégio SESI Irati), Marcelo Emilio (Universidade Estadual de Ponta Grossa)
Laura Neves do Amaral(Universidade Federal do Rio Grande), João Rodrigo Souza Leão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Fabrício Ferrari (Universidade Federal do Rio Grande)
Guilherme Bruxel (UFRGS/Departamento de Física) e Alan Alves Brito (UFRGS/Departamento de Astronomia)
João Rodrigo Souza Leão (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Leandro Almeida (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Laura Amaral (Universidade Federal do Rio Grande – FURG), Fabrício Ferrari (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) e Leonardo Henrique de Brito Jr. (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN)
Juliana V. Braga (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis),Fabrizio de A. Ribeiro (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Lídia C. do Nascimento (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis) , Ana Maria V. de Souza (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Greifell S. de Oliveira (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Humberto C. Neves (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis), Roberto C. Brant (Prefeitura de Anápolis/Planetário Digital de Anápolis)
Ana Maria Vieira de Souza (Coordenação do Núcleo de Divulgação e Popularização da Ciência. SEMECT&I da Prefeitura Municipal de Anápolis), Fabrizio de Almeida Ribeiro (Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação-SEMECT&I da Prefeitura Municipal de Anápolis), Humberto de Carvalho Neves (SEMECT&I da Prefeitura Municipal de Anápolis), Luciane Puglisi Marreto (SEMECT&I)
Samanta Ferreira Silva Antonio (Graduanda de Bacharelado em Física e bolsista do Observatório Didático de Astronomia da UNESP), Heloisa Alves Di Raimo (Graduanda de Bacharelado em Física e bolsista do Observatório Didático de Astronomia da UNESP), Rodolfo Langhi (Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Departamento de Física, UNESP, campus Bauru, coordenador do Projeto Eratóstenes no Brasil, Apoio: PTIC&T/FPTI-BR; PROEX-UNESP; CNPq)
Érika Kênia Sales Pereira (Universidade Federal De Goiás)
Estevão Prezentino Sant’Anna (UFES/DFIS/PPGEMFIS) e Sérgio Mascarello Bisch (UFES/DFIS/PPGEMFIS)
Maria José Ribeiro de Sá (IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Cleydson Wallace Castro da Silva (IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Antonio Gomes Guajajara (UFG – Universidade Federal do Goiás/ Curso de Licenciatura Intercultural), Daniela de Sousa Cortez (IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Rivelino Cunha Vilela (IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Silvia Lilian Lima Chagas (IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física), Uelber de Carvalho Farias (IFMA – Campus Imperatriz/Curso de Licenciatura em Física)
Ellen Regina Romero Barbosa (Graduanda em Física Licenciatura/UFMS/Instituto de Física), Paula Santos Orofino (Graduanda em Física Licenciatura/UFMS/Instituto de Física), Hamilton Perez Soares Corrêa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Instituto de Física)
Tomás Parussolo Alves dos Santos (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) e Aline Tiara Mota Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Flaubert Meira Rocha Lacerda (Universidade de São Paulo/Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas/Mestrado Profissional Ensino de Astronomia)