BIG BANG BRASIL: UMA PEÇA TEATRAL COM ABORDAGEM HISTÓRICO-FILOSÓFICA PARA O ENSINO DE COSMOLOGIA (CO1) A ASTRONOMIA EM EXAMES VESTIBULARES E NO ENEM: UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES QUANTO À TEMÁTICA E A PROBLEMATIZAÇÃO (CO2) INTEGRAÇÃO DO QUIZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NUMA DISCIPLINA DE ASTRONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (CO3) APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA ELABORAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS SOBRE ASTRONOMIA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO (CO4) O ENSINO DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA NA EJA POR MEIO DA ABORDAGEM TEMÁTICA (CO5) ASTROS NO ROCK: O DISCURSO SOBRE A ASTRONOMIA NO ROCK N’ ROLL E SUAS POSSIBILIDADES DIDÁTICAS (CO6) O CONHECIMENTO DA FORMA DA TERRA NOS CADERNOS DA PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DE SÃO PAULO (CO7) DA CONQUISTA DO ESPAÇO AOS BURACOS DE MINHOCA: A ASTRONOMIA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE FICÇÃO CIENTÍFICA (CO8) OS LIMPADORES DE ESTRELAS: O CONTO DE LITERATURA FANTÁSTICA NO ENSINO DE FÍSICA (CO9) UMA ANÁLISE CRÍTICA DE VÍDEOS DIDÁTICOS SOBRE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS DE ASTRONOMIA (CO10) REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO E DAS VIAGENS ESPACIAIS EM “2001: UMA ODISSEIA NO ESPAÇO” E SEUS ASPECTOS EDUCACIONAIS (CO11) O ENSINO DE GRAVITAÇÃO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA UTFPR (CO12) ANÁLISE IDEOLÓGICA DA REPRESENTAÇÃO FÍSICA DO SISTEMA SOLAR NA SÉRIE LUCKY STARR DE ISAAC ASIMOV (CO13) A CONSTRUÇÃO DE UM ANTIGO INSTRUMENTO PARA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA E SEU EMPREGO EM AULAS DE ASTRONOMIA E MATEMÁTICA (CO14) BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: IMPLANTAÇÃO, DIFICULDADES E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES (CO15) O DESPERTAR PARA A CIÊNCIA: O ENSINO DE ASTRONOMIA NUMA ABORDAGEM PRÁTICA E TEÓRICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (CO16) APROPRIAÇÃO DE INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO17) AVALIAÇÃO DE UM CURSO DE ASTRONOMIA PARA A EJA EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (CO18) EDUCAÇÃO EM ASTRONOMIA: AUTONOMIA DOCENTE EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (CO19) PROMOVENDO A CULTURA EM ASTRONOMIA ATRAVÉS DE UM PROJETO DE EXTENSÃO (CO20) RECONHECIMENTO DO ESPAÇO VIVIDO COMO ESPAÇO COLETIVO (CO21) UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO PARA REGISTRO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE ASTRONOMIA PROMOVIDAS PELO PLANETÁRIO DE VITÓRIA (CO22) A CURIOSIDADE INGÊNUA E O PAPEL DOS GRUPOS AMADORES NO ENSINO E DIFUSÃO DA ASTRONOMIA (CO24) PROJETO CIÊNCIA PARA TODOS (CO25) A OPINIÃO PÚBLICA A RESPEITO DO PRIMEIRO POUSO DO HOMEM NA LUA, EM 1969, E O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO26) UMA ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DE UM LIVRO DE LITERATURA CIENTÍFICA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (CO27) CARAVANA ASTRONÔMICA: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INTERIOR DE MINAS GERAIS, BRASIL (CO28) ASTRONOMIA E CULTURA NAS PESQUISAS EM ENSINO DE CIÊNCIAS NA ÚLTIMA DÉCADA (CO29) A APRENDIZAGEM SOBRE FASES DA LUA NUMA DISCIPLINA DE ASTRONOMIA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (CO30) ASTRONOMIA COM ARTE: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO A DEFICIENTES VISUAIS (CO31)
I SNEA – Atas
Comunicações Orais
Alexandre Bagdonas Henrique (Universidade de São Paulo/Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências); Pedro D. Colombo Júnior (Universidade de São Paulo/Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências)
Andreza Concheti (USP/Mestrado em Ensino de Ciências), Valéria Martins (USP/ Mestrado em Ensino de Ciências), Alessandro Garcia (USP/Licenciatura em Física), Thiago de Souza, (USP/ Licenciatura em Física) e Cristina Leite (USP/IFUSP)
Auta Stella de Medeiros Germano (UFRN/Departamento de Física Teórica e Experimental), Silvia Calbo Aroca (UFRN/Departamento de Física Teórica e Experimental), Carlos Eduardo Ferreira Lopes (UFRN/Doutorando em Física), Daniela Maria Cunha (UFRN/Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática)
Bruno de Andrade Martins (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Rodolfo Langhi (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)
Charlene Marcondes Avelar (Acadêmica de Licenciatura em Matemática/UFMS. Programa Casa da Ciência. Bolsista de extensão pela PBEXT. Apoio: CEX/PREAE/UFMS), João Ribeiro Soares Junior (Acadêmico de Licenciatura em Física/UFMS), Rodolfo Langhi (Professor Adjunto. Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. UFMS. Programa Casa da Ciência. Apoio: CEX/PREAE/UFMS), Simoni Tormöhlen Gehlen (Docente UESC/Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus/BA)
Emerson Ferreira Gomes (USP/Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências), Luís Paulo de Carvalho Piassi (USP/Escola de Artes, Ciências e Humanidades)
Flávia Polati Ferreira (Mestranda em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo), Cristina Leite (Instituto de Física, Universidade de São Paulo)
Francisco de Assis Nascimento Junior (Programa de Pós Graduação Interunidades do Instituto de Física da USP), Luís Paulo C. Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)
João Eduardo Fernandes Ramos (USP, EACH/USP.ICA NO ENSINO DE FÍSICA), Luís Paulo Piassi (USP, EACH/USP.ICA NO ENSINO DE FÍSICA)
Leonardo Felício (Graduando do curso de Licenciatura em Física. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Grupo de Pesquisa “Ciências: Ensino e Popularização”), Rodolfo Langhi (Professor adjunto. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Grupo de Pesquisa “Ciências: Ensino e Popularização”)
Luís Paulo Piassi (EACH/USP)
Marcos Antônio Florczak (UTFPR/Departamento de Física), Mario Sergio Teixeira de Freitas (UTFPR/Departamento de Física/ Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica)
Rosana Marques de Souza (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP), Luís Paulo Piassi (Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP)
Telma Cristina Dias Fernandes (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação), Marcos Daniel Longhini (Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Educação)
Paulo Sergio Bretones (DME/UFSCar)
Carlos Henrique Rôssa (Universidade do Vale do Rio dos Sinos-UNISINOS)
Leonardo Marques Soares (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais), Silvania Sousa do Nascimento (Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais)
Magno Barbosa Dias (Mestrando da PUCMinas/ Faculdade UNIPAC de Teófilo Otoni), Yassuko Hosoume (PucMinas/USP)
Tais Rodolfo de Almeida (UFMS), Rodolfo Langhi (UFMS)
Sônia Elisa Marchi Gonzatti (Centro Universitário Univates), Eliana Fernandes Borragini (Centro Universitário Univates)
Erika Milena de Souza (Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria Municipal de Educação/Planetário de Vitória), Luan Góes Rocha de Lima (Prefeitura Municipal de Vitória/Secretaria Municipal de Educação/Planetário de Vitória), Sérgio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo/Centro de Ciência Exatas/Departamento de Física)
Fabiano Cipreste de Vargas (CNPq, Planetário de Vitória), Leila Anunciata Estachiote Santos Talyuli (Prefeitura Municipal de Vitória, Planetário de Vitória), Sergio Mascarello Bisch (Universidade Federal do Espírito Santo), Diogo Carpanedo do Carmo (Prefeitura Municipal de Vitória, Planetário de Vitória)
Milton Schivani (Universidade de São Paulo/ Faculdade de Educação/EDM), João Zanetic (Universidade de São Paulo/Instituto de Física/FEP)
Noiane de Jesus Souza (Universidade Federal da Bahia), Jackeline Santos Alves (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia)
Wesley Quintiliano Vidigal (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Jheder Francisco Campos (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Fabiano Cipreste de Vargas (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória), Sérgio Mascarello Bisch (Planetário de Vitória / UFES e Prefeitura Municipal de Vitória)
Fernanda Marchi (Mestranda em Ensino de Ciências da Pós Graduação Interunidades da USP), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
Peter Leroy Faria (PUC Minas/ Grupo de Astronomia e Astrofísica – GAIA Museu de Ciências Naturais PUC Minas), Ana Cristina Sanches Diniz (PUC Minas/Educativo Museu de Ciências Naturais PUC Minas)
Vanessa Albuquerque (Mestranda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Clístines Merlucci (Licenciando da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Marta Rodrigues (Licencianda da Universidade de São Paulo/Instituto de Física), Cristina Leite (Universidade de São Paulo/Instituto de Física)
José Roberto de Vasconcelos Costa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Auta Stella de Medeiros Germano(Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Maria Helena Estefani (Instituto de Física e Planetário da UFRGS), Cláudia Vicari Zanatta (Instituto de Artes da UFRGS)