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XLIV Reunião Anual da
Sociedade Astronômica Brasileira

13 a 17 de Setembro de 2021

XLIV Reunião Anual da SAB/2021

I. Reunião Anual da SAB Virtual

A diretoria da SAB tem o prazer de anunciar a realização da XLIV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (XLIV RASAB), que ocorrerá  no período de 13 a 17 de setembro no formato virtual.

No momento em que completamos pouco mais de 1 ano de implementação das primeiras  medidas no Brasil de enfrentamento à pandemia por COVID-19, ainda sem expectativas de retorno próximo a atividades presenciais, convidamos toda a comunidade astronômica brasileira a se conectar através de nossa Reunião Anual Virtual!

Para proporcionar a oportunidade de uma maior integração, uma visão geral da atividade científica da comunidade astronômica e organizar um evento que se adapte ao formato virtual,  a XLIV Reunião Anual da SAB será constituída de:

  • Conferências convidadas por keynote speakers;
  • Conferências convidadas paralelas por áreas temáticas;
  • Comunicações orais curtas paralelas por áreas temáticas;
  • Apresentações de painéis em sessões de e-posters paralelas por áreas temáticas.

II, Conferencistas Internacionais confirmados

Andrea Ghez (UCLA/Estados Unidos)

Bianca Poggianti (INAF/Itália)

Cristina Chiappini (AIP/Alemanha)

Daniela Calzetti (UMass/Estados Unidos)

Françoise Combes (Obs. de Paris/França)

Knicole Colon (NASA Goddard/Estados Unidos)

Lina Canas (IAU OAO/Japão)

Mauricio Salaris (LJMU/Reino Unido)

Mark Subbarao (NASA & Adler Planetarium/Estados Unidos)

III. Submissão de trabalhos

Início: 09/04/2021

Término: 31/05/2021

A submissão de resumos será feita através do portal da SAB (http://www.sab-astro.org.br).

Ao submeter os trabalhos, os sócios deverão explicitar a forma de apresentação pretendida (oral ou pôster). A aceitação dos trabalhos e sua forma de apresentação serão decididas pelo Comitê Científico, que analisará os resumos dos trabalhos inscritos.

Os resumos devem ter até 1 página e podem ser escritos em português ou inglês,  apresentando (i) problema/questão de pesquisa e/ou objetivos do trabalho; (ii) desenvolvimento e metodologia empregada; (iii) panorama dos resultados obtidos e/ou esperados; (iv) considerações/conclusões. O texto deve ser escrito considerando a norma culta da língua escolhida fonte Arial, tamanho 11.

Serão aceitas inscrições para participantes sem apresentação de trabalho.

As áreas para submissão de trabalhos são:

  1. Astrobiologia
  2. Astroquímica
  3. Astronomia de Posição
  4. A Galáxia & Meio Interestelar
  5. Diversidades étnico-raciais, culturais e de gênero na Astronomia
  6. Divulgação em Astronomia
  7. Educação em Astronomia
  8. Estrelas & Física Solar
  9. Galáxias & Núcleos Ativos
  10. História da Astronomia
  11. Instrumentação e Software
  12. Objetos Compactos, Cosmologia & Altas Energias
  13. Sistemas Planetários
  14. Trabalhos em Astronomia Amadora

O tempo total destinado às sessões paralelas de cada área será determinado com base na quantidade de contribuições submetidas para apresentação em cada área. Se necessário, algumas áreas podem ser combinadas para compor o programa de uma sessão paralela.


IV. Taxa de Inscrição

Mesmo um evento digital requer que sejam investidos recursos para sua realização em plataforma adequada, com o suporte necessário aos participantes e à organização. A Diretoria da SAB buscará solicitar recursos às agências financiadoras para cobrir as despesas da RASAB no formato virtual. Dado o contexto de crise nacional e de diminuição constante nas verbas destinadas à C&T e à realização de eventos, a  obtenção de tais recursos não está garantida. 

Categoria Até 30/07 (1° lote) A partir de 31/07 (2º lote)
Efetivos  R$ 80,00 R$ 100,00
Aspirantes R$ 40,00 R$ 50,00
Amador R$ 40,00 R$ 50,00
Júnior R$ 20,00 R$ 30,00
Estudantes de graduação não associados/as R$30,00 R$ 35,00
Não associados/as ou associados/as  com anuidades em débito R$ 180,00 R$ 200,00

Será possível solicitar desconto no valor das inscrições para sócios Aspirantes, Amador e Júnior. A concessão desses dependerá do resultado dos pedidos de auxílio às agências financiadoras pela diretoria.


Resumos de datas importantes

Valores

Ações Início Término
Submissão de resumos 09/04/2021 31/05/2021
 Divulgação de trabalhos aceitos  12/07/2021
Pagamento da taxa de inscrição 09/04/2021 06/09/2021
Pedido desconto na taxa de inscrição 10/05/2021 26/07/2021

Pagamento de Taxa de Inscrição com valores do 1º lote, até 30/07.


  • Informação sobre a confecção do pôster
Informação sobre a confecção do pôster

Conteúdo

Os pôsteres devem conter um pequeno resumo do trabalho de pesquisa, nomes de autores e instituições afiliadas, introdução ou motivação, desenvolvimento e conclusões, com figuras, tabelas e equações que forem necessárias à exposição, além de referências. Recomenda-se que estejam escritos em inglês.

Os pôster deve ser suficientemente auto-explicativo. Pode conter links a páginas externas acessíveis através da internet, mas essas informações remotas devem ser apenas adicionais e não podem substituir o conteúdo do pôster.

Não há um modelo exclusivo para pôsteres apresentados na XLIII RASAB. Exemplos de pôsteres adequados podem ser visto aqui.

Tamanho e formato

Seu tamanho deve ser de ter até 0.9 m de largura por 1.2 m de altura. Eles serão afixados por meio de porta-pôster como o da figura abaixo. Solicitamos a todos que apresentarão pôsteres que os confeccionem com as varetas de suporte (acima e abaixo), pois os porta-pôsteres apenas possuem encaixe central.

Informamos que os pôsteres que não tiverem essas varetas de suporte não terão a garantia de exposição, pois é PROIBIDO afixar cartazes/pôsteres nas paredes do local do evento.


https://sab-astro.org.br/wp-content/uploads/2018/07/PortaBanner.png
  • Informação sobre a confecção das apresentações orais
Informação sobre a confecção das apresentações orais

Conteúdo

As apresentações orais devem apresentar os nomes de autores e instituições afiliadas, uma curta introdução ou motivação, desenvolvimento e conclusões, com figuras, tabelas e equações que forem necessárias à exposição.

Todos os slides devem estar escritos em inglês. O palestrante pode optar se fará a exposição oral em inglês ou português.

Previamente à exposição, as apresentações devem ser entregues ao aperador da mesa de áudio e vídeo, para ficarem armazenadas no computador usado para a projeção. Devido a isso, recomenda-se o uso de slides em pdf, que evitam problemas de formatação e portabilidade. Caso sua apresentação recorra a uso de animações inseridas no slide, assegure-se de que seu arquivo (ppt, odp ou análogo) use caracteres de fonts padrões, presentes na maioria dos computadores.

Duração

As apresentações orais terão duração de 15 minutos, além de 5 minutos para questões da audiência.