SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

AS FASES DA LUA: EXPERIÊNCIA COM DEFICIENTES VISUAIS (TCP52)

Autores: 

Leiana Camargo(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Vicente Pereira Barros(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Thiago Pereira Nascimento Gomes(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), Ariane Braga de Oliveira(Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo)

Palavras-Chave: 

Astronomia; ensino; fases da lua; deficiente visual.

O objetivo desse trabalho é apresentar o estudo da aprendizagem de conceitos de astronomia por deficientes visuais. Os deficientes podem ser divididos em: portadores de cegueira total e de baixa visão. A partir das representações mentais que os deficientes têm sobre os conceitos envolvidos nas fases da Lua, uma estratégia de aprendizagem foi desenvolvida através da construção de um experimento que pudesse ser compreendido através do tato. O estudo foi inicialmente realizado através de uma oficina de óptica em um congresso no Instituto Federal de São Paulo, contando com a participação de pessoas que não possuem deficiência visual. Posteriormente, foi realizado com um grupo de deficientes visuais do Centro de Pesquisa e Reabilitação Visual de Itapetininga (CEPREVI). Nesse trabalho, realizamos uma analise mais aprofundada da segunda aplicação, que foi dividida em duas partes. A primeira parte foi composta por uma entrevista individual sobre as concepções alternativas que os assistidos pelo CEPREVI possuíam com relação à astronomia, envolvendo os pares Sol/Lua, dia/noite e claro/escuro. Ainda no primeiro momento, uma consideração sobre os conceitos que envolvem a Lua e suas fases foi apresentada aos assistidos. Na segunda parte, um trabalho prático foi desenvolvido a partir da aplicação de um experimento que exemplifica as fases da Lua, o qual foi construído levando-se em conta os comentários dos deficientes visuais. Para verificar a evolução na aprendizagem dos assistidos, uma entrevista individual foi executada. Os dados mais conclusivos encontram-se em análise.

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