SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE ASTRONOMIA DE ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA, GEOGRAFIA E FÍSICA CULMINANDO NA PRODUÇÃO DE CURSO DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR (TCP4)

Autores: 

Jamili de Paula Neves(Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ICENE), Marcos Dionízio Moreira(Universidade Federal do Triângulo Mineiro/ICENE)

Palavras-Chave: 

Ensino, Astronomia.

A Astronomia é aceita por muitos como a ciência mais antiga produzida pela humanidade, além disso, um grande número de pesquisadores defendem a importância de ser ensinada em vários níveis da educação formal, devido a sua forte ligação com o cotidiano, altamente enigmática e interdisciplinar. Inclusive a mesma é preconizada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Fundamental e Médio em Ciências Biológicas, Geografia e Física. Não obstante, a Astronomia não aparece nas grades curriculares de diversos cursos de formação inicial destes professores. O estudo a ser apresentado traz a análise dos resultados de um questionário aplicado aos alunos dos primeiros e últimos períodos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Física da UFTM. O questionário foi elaborado a partir dos documentos oficiais do governo, além de artigos, teses e dissertação da área de ensino de Astronomia que discutem esse tema. Tal análise nos mostra a necessidade de reformulações curriculares nos cursos citados. Os resultados indicam que a maioria dos estudantes escolheram as alternativas baseadas em senso comum. A comparação entre primeiros e últimos períodos nos mostra que estudantes de Geografia e Ciências Biológicas não buscam aprender conceitos sobre Astronomia fora da academia, enquanto os estudantes de Física buscam conhecimentos sobre Astronomia em momentos extraclasse. Notamos também, que principalmente os alunos de Geografia e Biologia tiveram dificuldade em todas as questões relacionadas aos temas destas disciplinas abordados pelos seus respectivos PCNs. Sabendo que essa deficiência, na formação do professor, interfere significativamente no aprendizado dos alunos, realizamos um curso de férias para a formação complementar de estudantes dos cursos mencionados, embasado nas principais dificuldades observadas na análise dos questionários. Fomenta-se que este curso possa se transformar em disciplinas integralizadas aos currículos de tais cursos, esperando assim, contribuir com uma substancial melhora na formação inicial destes futuros professores.

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software