SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA E FILOSOFIA DA UFRB COM RELAÇÃO A TEMAS DE ASTRONOMIA (CO2)

Autores: 

Isaac Silva Santos(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Licenciatura em Matemática), Maurício da Silva São Pedro(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Licenciatura em Física), Robenil dos Santos Almeida(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Licenciatura em Física.), Glênon Dutra(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – Licenciatura em Física)

Palavras-Chave: 

Astronomia; Ensino de Astronomia; Concepções.

Esse trabalho procura identificar as concepções de alguns alunos das licenciaturas em
Pedagogia e Filosofia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) a respeito
de temas básicos de Astronomia. Tais concepções foram identificadas em um curso
desenvolvido pelos monitores do Projeto Astronomia no Recôncavo da Bahia (PARB),
projeto desenvolvido na mesma universidade. O objetivo deste curso foi o de abordar
concepções espontâneas sobre Astronomia que estudantes de ensino superior, futuros
professores do Ensino Básico, trazem em sua bagagem curricular. Entendemos que essas
concepções são concebidas e formuladas durante a educação básica, por meio de crenças
populares ou informações incompletas divulgadas pela mídia, não sendo devidamente
esclarecidas nem mesmo no ensino superior. Por meio deste curso, os estudantes
aprenderam conteúdos de Astronomia que pouco são trabalhados em suas formações,
mesmo sendo fundamentais para o ensino primário. Assim, houve o reconhecimento por
parte dos participantes, das deficiências de suas formações em relação a conteúdos de
Ciências.

Arquivo do Trabalho: 

 SNEA2014_TCO2.pdf

CONTATO

Sociedade Astronômica Brasileira
Rua do Matão, 1226 - Cidade Universitária - USP
CEP 05508-900 - São Paulo - SP
Tel: (11) 98154-8772 - e-mail: secret@sab-astro.org.br/ sab.secretaria.email2@gmail.com
Horário de atendimento: Terça e Quinta-feira das 09h00 às 12h00 e das 12h30 às 15h00
Powered by Wild Apricot Membership Software